Câmara Municipal homenageia Apae

Ato solene, presidido pelo vereador João Farias (PRB) ocupou espaço da Biblioteca Pública Municipal “Mario de Andrade”, na sexta-feira (27), com a entrega do Diploma  de Reconhecimento Público a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que completa 50 anos de atividade em Araraquara. O Diploma foi conferido através do Decreto Legislativo n° 836, de autoria da Mesa Diretora, acatando indicação do vereador Jair Martineli (PMDB).

Inúmeras autoridades e personalidades araraquarenses destacaram as atividades da Apae, os esforços de cada pai, amigo e funcionário para manter viva a chama de atendimento, manifestamente contraria a extinção das escolas especiais, prevista em mudança feita pelo Senado ao Plano Nacional de Educação.

O vereador João Farias destacou em seu pronunciamento a alegria em vivenciar aquela oportunidade impar em que representava, como presidente, seus pares na Câmara Municipal para saudar o trabalho desenvolvido pela entidade e demonstrar o repudio do Legislativo araraquarense face a proposta do Senador. Presidente da Câmara e do ato solene João Farias não minimizou as criticas ao desserviço prestado pela mais alta Câmara do País em relação às Apaes, considerando a necessidade da existência da entidade que presta assistência a pessoas com deficiência que precisam de atendimento pedagógico mais especializado, solicitando ao deputado federal Dr. Ubiali que levasse a Brasília a manifestação contraria ao projeto da Câmara de Araraquara. O Plano Nacional de Educação foi aprovado pela Câmara Federal em outubro de 2012. No Senado o relator da proposta, José Pimentel (PT-CE), alterou o texto para acabar com o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a partir de 2016, a instituições especiais de ensino, inviabilizando o atendimento das Apaes cujos jovens matriculados passariam a integrar as escolas regulares. Farias demonstrou com suas palavras o repudio a esta manifestação que desestabiliza a entidade, explicitando a função especifica das Apaes, com destaque a araraquarense, que cuidam de crianças, adolescentes e adultos. As palavras de Farias repercutiram não apenas no auditório da Biblioteca, chamou a atenção do presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, deputado federal Dr. Marco Aurelio Ubiali, que determinou a seus assessores manter contato com a Assessoria de Imprensa da Câmara de Araraquara para obter cópia a ser divulgada no Congresso Nacional.

Reconhecendo ser uma noite muito especial para a Apae de Araraquara, a presidente Djanyra Matioli de Oliveira agradeceu os vereadores signatários da homenagem enfatizando que o Diploma significava para a entidade o êxito de um trabalho de 50 anos, o compromisso com uma causa e uma missão e fôlego renovado para a continuidade da luta junto a pessoa com deficiência.

Participaram do ato solene o prefeito Marcelo Barbieri, o deputado federal Dr. Marco Aurelio Ubiali, o vice-presidente da Câmara, Farmacêutico Jéferson Yashuda, a vereadora Juliana Damus (PP), o vereador Aluisio Braz (Boi - PMDB), os secretários Orlando Mengati Filho - Nino (Governo) e Arari Ferreira (Educação), Elcio Ferreira da Cruz, autodefensor da Apae Araraquara, Damiano Barbiero Neto, presidente da Vigésima Sétima Feira da Bondade, ex-presidentes, pais e diretores.

Publicado em: 01/10/2013 21:55:05