Vereadores participam de entrega de remodelação da Biblioteca Municipal

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), representou o Legislativo na solenidade realizada na noite de quinta-feira (29), para a entrega dos prédios que abrigam a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” e a Biblioteca Infatojuvenil “Monteiro Lobato” reformados e totalmente remodelados.

A solenidade foi liderada pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e o secretário municipal de Educação, Orlando Mengatti Filho, o Nino. Yashuda parabenizou o prefeito Marcelo pela obra e pela administração. “Com certeza o prefeito Marcelo ficará marcado na história de Araraquara pelo trabalho realizado na Educação. O IDHM da nossa cidade é um dos melhores do país, graças também a estas realizações, e não há prova maior do seu compromisso com a população”, disse o vereador. Também estiveram presentes à cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri, o vice-prefeito Coca Ferraz, os vereadores Aluisio Braz (Boi), Jair Martineli, Willian Afonso, Roberval Fraiz, Juliana Damus, Elias Chediek e Adilson Vital; os secretários Valter Rozatto (Obras), Alessandra de Lima (Desenvolvimento Urbano), José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social) e Renato Haddad (Cultura); além de outras autoridades como Euzânia Andrade, Paulo Sassi (Senai), Marimar Guidorz (Sebrae), Carlos Otero (Cutrale), Aparecida Aguiar (presidente da Academia Araraquarense de Letras) e Dorinha Medina (esposa do ex-prefeito Clodoaldo Medina).

Foram feitas intervenções na estrutura desde a área externa até os porões da Biblioteca. Todo o prédio foi pintado, seguindo o estudo de cores elaborado pela arquiteta e secretária municipal de Desenvolvimento Urbano Alessandra de Lima; foram instalados elevador social, rampa de acessibilidade ao auditório e ao palco e monta-carga para o transporte de livros e materiais. As divisórias foram substituídas por materiais mais claros; a seção administrativa foi reorganizada e os porões receberam setores especiais para abrigar a Literatura Francesa (adulto e infantil) e material específico de Direito. Duas salas de exposição permanente foram montadas para abrigar os acervos raros, uma para as obras e acervo próprio do professor de Belas Artes, Lafayette de Carvalho de Toledo, e outra para abrigar parte do acervo particular e mobiliário do filólogo, Pio Lourenço Corrêa, e o primeiro acervo da Biblioteca Municipal doado pelo patrono Mário de Andrade. A Biblioteca Infantojuvenil ampliou o atendimento e agora conta com computadores instalados de acordo com a idade do público frequentador e espaço para contação de histórias. Os banheiros foram adequados para acessibilidade e toda a área externa foi remodelada com novo paisagismo, portões e iluminação diferenciada. O evento contou com as apresentações da Orquestra Jovem, do Coral do Centro Educacional Piaquara e do Coral da Uniara.

Homenagens

Durante a cerimônia foram homenageados familiares da professora e musicista Edna Nogueira e do bibliotecário Marcello Braguini. O pátio externo da Biblioteca recebeu o nome de Braguini, que foi o primeiro bibliotecário da cidade, atuando na então “Biblioteca Pública Municipal de Araraquara” desde a sua criação, em 1942, até meados de 1974. “Marcello foi citado inúmeras vezes pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão em suas crônicas e agora está eternizado com o nome da área externa da Biblioteca, local onde trabalhou e tanto gostava”, falou o filho de Marcello, João Luiz Braguini. “Foi um homem que eu gostaria de ter sido”, acrescentou João. O auditório da “Mário de Andrade”, que foi totalmente reformado e reorganizado, recebeu o nome de Edna Nogueira Moraes Silveira. A filha da musicista, MariaCecília Nogueira, destacou a emoção ao receber a homenagem feita à mãe. “É uma honra para toda a família que este espaço receba o nome da minha mãe. Se fosse viva, ela estaria radiante por contribuir mais uma vez com a cultura da cidade, como sempre fez desde quando aflorou sua paixão pela música, ainda na infância”, agradeceu Maria Cecília. Durante a cerimônia, a bibliotecária Lélia Dall´Acqua Rodrigues de Almeida, que trabalhou na Biblioteca Municipal por mais de 20 anos, acompanhada pelo filho Márcio Dall´Acqua, entregou ao prefeito um quadro pintado por ela como contribuição ao acervo da Biblioteca.

Publicado em: 19/09/2013 22:19:53