Médico do serviço público de saúde recebe Título de Cidadão Benemérito

Homenagem ao Dr. Itokagi reuniu cerca de 300 cidadãos em bairro da cidade
Visualize fotos

Em noite marcada por homenagem e emoção, o médico clínico geral e cardiologista, Marco Antonio Itokagi, recebeu na quarta-feira (18), no Salão de Festas da Igreja de São Judas Tadeu, no Conjunto Habitacional “Tancredo de Almeida Neves” (Cecap), perante grande público, o Título de Cidadão Benemérito, concedido pela Câmara Municipal de Araraquara, projeto do vereador Donizete Simioni (PT).

No início da solenidade, o homenageado foi recebido no Salão de Festas com longos aplausos e saudações do público, cerca de 300 pessoas, constituído em grande maioria de moradores do Cecap, além de integrantes da equipe que trabalha com ele na unidade de saúde do bairro, demonstrando o reconhecimento ao trabalho do médico junto à comunidade.

 

Homenagem a médico do serviço público

A saudação inicial do presidente da Câmara, vereador João Farias (PRB), deu o tom daquilo que seria a solenidade. “Em tempos de problemas com o serviço médico no setor público, e também nos serviços privados dos planos de saúde, ver um médico, que atua no setor público sendo homenageado por tanta gente e com tanto carinho é de encher o coração de alegria, em que pese, lamentavelmente, ocorrerem os problemas que conhecemos”, disse.

A manifestação das pessoas atendidas na comunidade, dos amigos e dos familiares no vídeo exibido na solenidade emocionou a todos e arrancou lágrimas do médico, dos familiares e até das autoridades presentes. “Foram testemunhos de vida, manifestações sinceras, espontâneas, de gente que recebeu atendimento dele, e recebeu também muito afeto de um médico que pratica medicina humanizada, tão em falta atualmente”, disse Simioni.

Filho de Anna Nayoshida Cinhiti e Itokagi Cinhiti, Marco Antonio nasceu em Araraquara e após estudos graduou em Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso em 1992, realizando residência médica em Cardiologia na Santa Casa de Ribeirão Preto, pela Funcor. Casado com Marina Aparecida, o Dr. Marco Antonio trabalha na Unidade de Pronto Atendimento em Santa Lúcia, e no Posto de Saúde do CECAP desde 2003 como Clínico Geral. Também em 2003 prestou serviços no Ambulatório de Cardiologia de Rincão.

 

Medicina humanizada

Simioni, autor da proposta de homenagem, confidenciou que conhecer o trabalho do médico foi muito marcante. “Depois de passar alguns momentos conhecendo detalhes da atuação do médico junto à comunidade, recebi um aviso de que havia uma crise na UPA da Via Expressa, naquele momento por conta da falta de médico. Pois, ao chegar lá vejo Dr. Itokagi surgindo para cobrir a ausência. Não era obrigação dele. Porém, sua boa vontade e humanismo o levaram até lá. Ele não faz parte do programa médico da família, porém um sábado por mês visita nas casas os pacientes que não podem ir até o posto de saúde para consulta”, disse.

 

A escolha

O momento da entrega da placa que registra a homenagem do Título de Cidadão Benemérito foi também marcante, com um longo instante de fotos. Em sua fala, Itokagi lembrou uma fala de seu pai quando recebeu o diploma de médico. “Ele disse que eu teria dois caminhos para seguir e que tinha que escolher um, o do bem e do mal, e que chegara a conclusão, em vista de tantas amizades, que havia escolhido o caminho certo, o caminho do bem”.

Depois de encerrada a solenidade da Câmara, novamente, por um grande tempo, as pessoas demonstraram o carinho pelo médico, com filas para cumprimentá-lo. Itokage já havia cumprimentado a todos antes da solenidade, recebendo as pessoas na porta do salão de festas. A solenidade, presidida por Farias, contou com a participação dos vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (vice-presidente – PSDB), Edio Lopes (PT) e Geicy Sabonete (PSDB), Moacir de Freitas Junior, coordenador executivo de Governo, representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), e Lúcia Ortiz, diretora de Saúde do município de Rincão.

Também presentes a esposa do homenageado, Marina Aparecida Gradin Itokagi, as filhas, Maria Clara e Maria Cecília, e a mãe, Anna Nayoshida Cinhiti.




Publicado em: 19/09/2013 21:39:17