Araraquara na Revolução de 1932

9 de Julho

É a celebração da data magna do Estado, em memória ao dia em que o povo paulista pegou em armas para lutar pelo regime democrático no país, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932, que foi um movimento ocorrido entre os meses de julho a outubro do ano de 1932, tendo por objetivo a derrubada do governo do então presidente Getúlio Vargas.

Relembrando que com um governo provisório, mas de amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e destituiu todos os governadores. A população descontente iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado. A Revolução então acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.

Conforme consta, mais de 35 mil paulistas lutaram contra os 100 mil soldados de Getúlio Vargas, sendo que aproximadamente 890 pessoas morreram nos combates.

Araraquara na Revolução

O município mandou para a batalha 541 de seus filhos e, após os três meses de conflito, seis araraquarenses não retornaram, todos mortos em combate. Os mártires:

A Prefeitura reclamou seus corpos e erigiu, na avenida principal do Cemitério São Bento, o Mausoléu, onde foram enterrados os heróis da cidade.

Nota: Hoje esse monumento está localizado na Praça do Soldado Constitucionalista, na Avenida Bento de Abreu, em nossa cidade.

Conheça na íntegra uma pesquisa realizada pelo jornalista Hamilton Guimarães Pinto Mendes sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, que ficou constando nos anais desta Casa de Leis. Link ====> História da Revolução 1932.

Texto/matéria: Silvia Gustavo / Memorial da Câmara Municipal

Fonte: