Araraquara elevada à categoria de cidade

De povoado à cidade

De pequeno povoado que teve como ponto central uma capelinha, em 22 de agosto de 1817, foi fundada a Freguesia de São Bento de Araraquara, constituída pela igreja e um núcleo urbano, cuja administração era conferida à Comarca de Itú e, posteriormente, à Comarca de Piracicaba. ­­

Promovida à condição de vila, denominada “Villa de São Bento de Araraquara”, o núcleo urbano passou a dispor de autonomia político-administrativa, separando-se da Vila da Constituição, hoje Piracicaba, galgando à posição de Comarca abrangendo os municípios de São Carlos do Pinhal, Bethlém do Descalvado, Pirassununga e São Bento de Araraquara.

Com o título honorifico de cidade, concedido até a Proclamação da República pela Casa Imperial a vilas e municípios, a comarca foi elevada à cidade, conquistando sua emancipação por ordem do Presidente da Província de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1889.

Em comemoração aos 200 anos de fundação da cidade de Araraquara, o Memorial da Câmara Municipal, disponibiliza à comunidade cópia do decreto histórico que elevou a “villa de Araraquara” à categoria de cidade, no ano da Proclamação da República Brasileira.

Homenagem

Em 23 de fevereiro de 1889, a Câmara Municipal de Araraquara realizou uma sessão extraordinária em comemoração da elevação da vila à cidade.

Leia a ata na íntegra:

——————————————————————————————————————————

Veja a transcrição da ata na ortografia atual:

“Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e oitenta e nove, nesta cidade de Araraquara, Província de São Paulo, na sala do paço da Câmara Municipal onde se achavam reunidos os vereadores, nesta assinados e em número legal.

Pelo presidente Amâncio Gomes Ramalho Junior foi declarada aberta à sessão.

Concedida a palavra ao advogado da Câmara, senhor Doutor Francisco de Toledo Malta, por ele foi dito que o fim desta reunião segundo deliberação da Câmara, era a instalação da cidade de Araraquara em virtude da Lei Provincial número 7, de 6 de fevereiro do corrente ano, que elevou a categoria de cidade à Vila de Araraquara, ficando satisfeitas as aspirações do processo. E por esta formação houve -se por instalada a Cidade de Araraquara, assinando esta ata os vereadores presentes e as pessoas que assistiram a reunião e quiseram assinar. O que para constar lavro a presente ata que vai pelos vereadores todos assinada depois lida e achada conforme. Eu Joaquim Ferraz de Oliveira Lopes secretariei e assinei. O presidente da Câmara Amâncio Gomes Ramalho Junior.

* seguem as assinaturas dos demais presentes.”

——————————————————————————————————————————

Glossário – Instituto Geográfico e Cartográfico – IGC:

Texto/matéria: Silvia Gustavo

Fonte: