O Memorial da Câmara Municipal relembra que no dia 21 de março, há 48 anos, foi oficializado o hino do município de Araraquara.
Recordamos que até o ano de 1971 a cidade ainda não possuía um hino, quando o então prefeito Rubens Cruz enviou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Gaeta, o Ofício nº 1372, datado de 21 de dezembro de 1971, com um projeto de lei para oficializar um hino do município.
Nesse projeto, continha um hino com a letra e música da professora Apparecida de Jesus Godoy Aguiar, que apesar de nascida na cidade de Itirapina/SP, era e é radicada em Araraquara desde 1951.
Após receber o ofício com o projeto de lei, o presidente encaminhou para a comissão competente e, no ano seguinte, nas Sessões Ordinárias de 6 e 13 de março de 1972, foi aprovado o Projeto de Lei nº 094/1971, instituindo o Hino de Araraquara, promulgado através de Lei Municipal nº 1866, de 21 de março de 1972.
Homenagem
Em 2016, dada a importância do valor e da beleza do hino para a história da cidade, que consegue traduzir com total perfeição o sentimento que o povo araraquarense nutre por sua terra, através da Lei Municipal nº 8679, foi oficializado no calendário do município, o Dia do Hino de Araraquara, data a ser comemorada todos os anos, em 21 de março.
Relembre a letra:
Araraquara tu nasceste Araraquara ensolarada as tuas tardes são douradas
Araraquara terra amada Aracoara da língua tupi |
onde pizaram bravos bandeirantes Araraquara ensolarada Araraquara adorada Araraquara ensolarada
|
Relembramos também, o vídeo com o áudio com a primeira gravação do hino, em disco de vinil ‘78 rpm’, feita pelo senhor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos, no ano de 1972. A gravação contou com a participação do coral da Igreja Presbiteriana Independente da Vila Xavier e a Banda do 13º Batalhão de Polícia Militar, nos estúdios da Rádio Cultura.
Acesse: VÍDEO
Nota: A professora Apparecida é escritora, compositora e cursou música no extinto conservatório Carlos Gomes.
Fontes:
Publicado em: 19/03/2020 08:00:00
Publicado por: Silvia Gustavo