O Memorial da Câmara Municipal relembra que, há 15 anos, em 13 de abril de 2005, por meio da Resolução nº 328, foi denominada Biblioteca Vereador Omar de Souza e Silva, a sala onde estava instalado o conjunto de obras jurídicas e afins da Casa de Leis.
A solenidade porém somente aconteceu em 20 de outubro daquele ano, data de aniversário do homenageado, contando com a presença da família, amigos e autoridades. Nessa época, o Poder Legislativo araraquarense estava localizado em um prédio alugado na Avenida José Bonifácio, nº 176 – Centro, em virtude do prédio sede passar por reformas estruturais.
Hoje, dia 9 de abril, é o Dia Nacional da Biblioteca.
Solenidade com familiares - 2005
Anos mais tarde, a Câmara Municipal de Araraquara já instalada novamente no prédio sede, realizou algumas adequações em salas e, em 9 de dezembro de 2014, a Biblioteca Vereador Omar de Souza e Silva "Mazinho", ganha um espaço próprio remodelado e é reinaugurada.
Imagem interna da biblioteca
Biografia do vereador homenageado
Omar de Souza e Silva nasceu na cidade de Araraquara em 5 de outubro de 1938, mas foi registrado com a data de 20 de outubro de 1938. Filho de José Francisco da Silva e Durvalina de Campos.
Vida política
Ingressou na vida pública e foi eleito vereador consecutivamente nas seguintes Legislaturas: 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª. Foi presidente da Mesa Diretora em 1991/1992 e 1993/1994. Político dinâmico, atuou em várias comissões permanentes e comissões de estudo. Participou de momentos importantes para a cidade de Araraquara, como a promulgação do projeto de lei que doava área para a vinda da cervejaria Kaiser. Foi autor da homenagem com a denominação “Vereador Professor José Clozel”, o Plenarinho da Câmara.
Outras atividades
Participante dos movimentos comunitários, foi secretário no Lar Nosso Ninho; sócio-benemérito no Hospital Cairbar Schutel; exerceu a presidência na 1ª Cooperativa Habitacional de Araraquara; cooperou com o Grêmio Recreativo 27 de Outubro e também com o Paulista Esporte Clube.
Falecimento
Foi com pesar que a população da cidade de Araraquara e região soube do falecimento de “Mazinho”, ocorrido em 2 de abril de 2001, na cidade de São José do Rio Preto/SP, onde estava internado. O presidente do Legislativo na época, determinou que até o momento do sepultamento, sua urna mortuária fosse coberta com a bandeira do município. Está sepultado no Cemitério São Bento, de nossa cidade.
Homenagens
Foi homenageado denominando a Área de Esporte e Lazer no Bairro Victório de Santi; o Centro de Treinamento de Trânsito para Motociclistas e a Biblioteca do Legislativo “Vereador Omar de Souza e Silva”.
Nota: A biblioteca da Câmara Municipal é de utilização interna.
"Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
(Mário Quintana)
Publicado em: 09/04/2020 08:00:00
Publicado por: Silvia Gustavo