Insegurança no entorno da igreja da Matriz motiva requerimento

Documento foi apresentado ao Executivo pelo vereador José Carlos Porsani
Visualize fotos

Na porta de entrada da Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara, localizada na Rua Padre Duarte (4), assim como na lateral do Banco do Brasil da referida via, em sua marquise, todas as noites e finais de semana, se encontram andarilhos amontoados por sua entrada e extensão. É o que relata o vereador José Carlos Porsani (PSDB) no Requerimento nº 495/2020, endereçado ao prefeito Edinho Silva (PT) e aos secretários municipais coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social).

“Esses andarilhos vêm incomodando os transeuntes que passam por ali, abordando-os e pedindo dinheiro. Causam grandes transtornos à sociedade. Ali fazem algazarras e suas necessidades fisiológicas, causando um odor muito forte. O local, inclusive, vem servindo de abrigo para pessoas em situação de rua, pedintes, vândalos e usuários de droga. A situação está bastante preocupante também em relação à segurança do local; a população que frequenta a igreja da Matriz também tem sido alvo dessas pessoas”, diz o parlamentar.

Porsani entende que “o fato da população ‘dar’ esmolas e comidas a essas pessoas contribui para que elas continuem morando no local. E isso faz aumentar esta população por se sentirem ‘abraçados’ pela comunidade”. Ele lembra, ainda, que na cidade existem locais como o Centro Pop, a Casa Transitória e a Associação São Pio, que podem atender esses frequentadores.

Nesse sentido, o vereador indaga a administração municipal sobre as medidas que estão sendo tomadas para que as pessoas possam novamente transitar com segurança pelo local e voltar a frequentar a referida igreja com tranquilidade, sem serem abordadas por estes moradores em situação de rua, pedintes e usuários de drogas.

Em relação à segurança do local, quer saber o que a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal podem fazer para resolver o problema. Questiona, ainda, as medidas que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vem tomando em relação às pessoas que estão vivendo na entrada da Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara e do Banco do Brasil; e se a Prefeitura tem algum projeto ou está estudando algum meio para solucionar esta situação, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19.




Publicado em: 26/05/2020 16:00:12