Teatro Municipal: referência no interior paulista

O Teatro Municipal de Araraquara é um dos símbolos culturais da região
Visualize fotos

Inaugurado em 1977, o Teatro Municipal, que ganhou o nome do “Prefeito Clodoaldo Medina” em 2014, é um dos símbolos culturais de Araraquara e região. Em estilo modernista, foi projetado pelos arquitetos Arnaldo Palamone Lepre e Francisco José Santoro, com apoio de especialistas em cálculo estrutural, acústica, eletricidade, hidráulica e geotécnica, a fim de se tornar um dos mais modernos do interior.

Com área construída de 2.500 m2 e área livre de 7.500 m2, o Teatro tem capacidade para 460 pessoas, foyer para realização de eventos culturais e 13 camarins. É famoso por oferecer uma das melhores acústicas do estado de São Paulo, razão pela qual já recebeu orquestras consagradas, como a Osesp e a Orquestra Jovem Filarmônica de Israel. Além dos artistas da cidade, no palco do Municipal também já se apresentaram atores famosos, como Fernanda Montenegro e Antônio Fagundes, grandes músicos e companhias de todo o mundo, no Festival Internacional de Dança de Araraquara.

O teatro fechou as portas para reforma geral em duas ocasiões. A primeira foi em 1988, reabrindo em 1992, com a peça “A Vida é Sonho”, do escritor espanhol Calderón de La Barca, apresentado pela atriz Regina Duarte. A segunda ocorreu em 2017, quando foi interditado por problemas estruturais. A reabertura é esperada para 2020.

 

Ficha técnica

Nome: Teatro Municipal “Prefeito Clodoaldo Medina”

Ano de construção: 1977

Endereço: Avenida Bento de Abreu, nº 541

Curiosidades: Com 2.500 m² de área construída, é um dos símbolos culturais da cidade e da região, contando com uma das melhores acústicas de todo o estado de São Paulo. Interditado em 2017, atualmente passa por reforma geral




Publicado em: 05/08/2020 19:16:51