Castramóvel é realidade em Araraquara

Emenda para aquisição de unidade móvel de serviços veterinários foi viabilizada por indicação da vereadora Juliana Damus

Controlar a taxa de natalidade dos animais é uma forma de prevenir o abandono, que se tornou ainda maior durante a pandemia. Esta é a opinião da vereadora Juliana Damus (Progressistas), que intermediou, junto ao deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas), a liberação dos recursos necessários para compra de um castramóvel para Araraquara. A entrega foi realizada na quarta-feira (12), no Centro de Zoonoses do Parque Pinheirinho.

Orçado em R$ 150,8 mil, grande parte do recurso - R$ 150 mil - foi proveniente de emenda parlamentar e o restante – R$ 800 - complementado com o próprio rendimento da verba, liberada pelo Ministério da Saúde, dispensando, assim, contrapartida do Município. Para Juliana, uma das vantagens deste equipamento é a descentralização: “Agora o serviço de castração será levado aos bairros, facilitando o cuidado com o animal e evitando o abandono”, enfatizou.

A expectativa é que o castramóvel entre em operação a partir de setembro. Até lá, a Prefeitura deverá abrir dois processos de licitação: um para a escolha da clínica que vai operacionalizar o serviço, e outro para compra de insumos.

Sobre o equipamento

O castramóvel é uma unidade móvel de serviços veterinários, destinada à esterilização cirúrgica e microchipagem de animais de pequeno porte, tanto cães quanto gatos. O veículo é composto de salas de preparo, paramentação, cirurgia e pós-operatório. De acordo com a Prefeitura, o castramóvel segue as normas da Vigilância Sanitária e os critérios técnicos do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Publicado em: 13/08/2020 16:09:31

Publicado por: Fotos: Tetê Viviani/Divulgação Prefeitura