De Escola Normal à Câmara: prédio abriga parte da história de Araraquara

O prédio em que hoje funciona a Câmara Municipal foi construído no final da década de 1920, para abrigar a Escola Normal Livre Mackenzie. Ali, jovens se tornaram professores pelas mãos de mestres como Victor Lacôrte e Ergília Miceli, que hoje batizam escolas públicas na cidade. Na época, era grande a demanda por professores, para atender à difusão e à democratização do ensino primário.

Foi exatamente no dia 11 de maio de 1929 que a Câmara Municipal autorizou a construção do prédio para abrigar a Escola Normal Livre, anexa ao Ginásio Municipal. Em seu primeiro ano de funcionamento, a escola chegou a ter 62 alunos matriculados, a maioria mulheres. Além de agregar os filhos da elite local, a instituição também recebia como alunos pessoas de outras cidades. Por falta de registros posteriores, entende-se que a escola tenha encerrado as atividades em 1938.

Desde então, o prédio foi sede tanto da Prefeitura, quanto do Poder Legislativo, que concentrava suas atividades no local onde hoje é o Plenário. Foram quase 20 anos de compartilhamento do espaço físico entre os dois poderes. Apenas em 1974, o prédio volta a ser de uso exclusivo da Câmara e, em 2008, após uma ampla reforma para recuperação estrutural, passa a se chamar Palacete “Vereador Carlos Alberto Manço”.

Publicado em: 17/08/2020 13:42:57