No meio do caminho havia um trem

Inaugurada em 1885, a Estação Ferroviária de Araraquara recebeu o último trem de passageiros em 2001
Visualize fotos

Em 18 de janeiro de 1885, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Araraquara pela Companhia Rioclarense de Estradas de Ferro, com a presença do Conde do Pinhal.

Fogos de artifício, banda de música e toda a região enfeitada com arcos e bandeirolas marcaram a inauguração da estação. O cenário por pouco não foi arrasado por um temporal que caiu algumas horas antes, quase acabando com a festa organizada por uma comissão presidida pelo coronel Carlos Baptista Magalhães. Dias antes, ele percorreu a Vila, solicitando a capinação das ruas e que todos mantivessem suas casas iluminadas, já que a iluminação a querosene só seria instalada no ano seguinte, meses antes do Imperador visitar o lugar.

O prédio foi construído em 1912, sendo que a eletrificação da linha chegaria à cidade em 1 de dezembro de 1928. O último trem de passageiros, partindo de Campinas, chegou à cidade em 15 de março de 2001. Atualmente, o local abriga o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”.

 

 

Ficha técnica

Nome: Estação Ferroviária

Ano de inauguração: 1885

Endereço: Rua Antônio Prado, s/nº

Curiosidades: Último trem de passageiros chegou à cidade, proveniente de Campinas, no dia 15 de março de 2001. Atualmente, abriga o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” com registros da época áurea da ferrovia




Publicado em: 17/08/2020 13:52:12

Publicado por: Foto: Aldo Francisco