Violência contra a mulher é tema de debate na TV Câmara

A live é uma parceria com a Escola do Legislativo
Visualize fotos

No mês em que Araraquara destaca a importância do combate à violência contra a mulher (Lei nº 9.190/2018), a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, em parceria com a TV Câmara, realiza a live “Violência contra mulher em tempos de pandemia”.

O debate, que acontece na próxima quarta-feira (25), às 15 horas, contará com a participação da secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná. Ela é cientista social, professora de Sociologia desde 2011 na rede estadual e doutora em Ciência Política pela UFSCar. Foi também coordenadora executiva de Políticas Públicas para Mulheres, no período entre 2017 e 2019.

De acordo com dados da ONU Mulheres, o confinamento levou ao aumento das denúncias ou ligações para as autoridades, por violência doméstica, em diversas localidades do mundo. As medidas de restrições aos deslocamentos para frear a propagação do vírus agravaram a situação de mulheres, que, muitas vezes, vivem com parceiros violentos. A pandemia também potencializou a miséria, as desigualdades e as condições degradantes, que mantém muitas mulheres reféns de seus agressores.

O número de feminicídios também cresceu nos últimos anos, em torno de 7,3% entre 2018 e 2019. No Brasil, apenas no primeiro semestre de 2020, foram 648 mulheres mortas apenas pelo fato de serem mulheres, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019.

Nesse sentido, o debate visa entender como Araraquara tem enfrentado esse problema e como construir políticas públicas de forma a garantir que as mulheres tenham seus direitos assegurados.

Quer saber mais? Participe! Você pode assistir a live pelo canal digital 17 da NET ou pelas redes sociais da TV Câmara, YouTube e Facebook.




Publicado em: 23/11/2020 18:01:03