Criação de polo de fabricação de veículos elétricos é sugerida em indicação

Vereador João Clemente (PSDB) é autor da propositura
Visualize fotos

A criação de um polo industrial voltado à fabricação de veículos elétricos e desenvolvimentos de outros segmentos ligados à área foi o tema da Indicação nº 166/2021, protocolada no dia 19 de abril pelo gabinete do vereador João Clemente (PSDB). A exemplo da chinesa BYD, com diversos investimentos no país e no mundo; da Movi Eletric, que tem parceria com a Sero Eletric, da Argentina, com fábrica em Toledo (PR); da estadunidense Tesla; além de outras, como a Byton, a Nio, a Faraday Future, a Piech – a ideia é que Araraquara também se engaje na produção de veículos movidos a eletricidade, muito mais ecológicos do que as opções atuais, que utilizam combustíveis fósseis.

Para viabilizar a implantação, Clemente propõe que a Prefeitura busque acordos de vontades, incentivos fiscais e outras ferramentas de fomento à indústria. “Entendemos que são diversos os motivos a embasar a presente indicação: a possibilidade de geração de emprego e renda; traçar as bases para o município se tornar referência no setor de carros elétricos em níveis regional e nacional; investir em uma área que ainda tem muito a se desenvolver no país, ou seja, com muitas oportunidades; alavancar um polo de tecnologia na área, com possibilidade de formação de recursos humanos especializados; entre outros”, justifica o parlamentar.

Ele acrescenta que “o setor de veículos elétricos apresenta características de vanguarda, de projetos que, fomentados hoje, poderão ser referência no futuro, além de contar com forte presença de novas tecnologias dos próprios veículos e das empresas satélites que também poderão aqui se instalar. É uma oportunidade econômica, mas que poderá trazer benefícios para a população e, inclusive, fomentar a vinda de especialistas, pesquisadores e cursos voltadas à área”.




Publicado em: 23/04/2021 14:00:00