Contratação de médico psiquiatra para o Crasma está em andamento

Para o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), a saúde mental é fundamental para o desenvolvimento humano

Procurado por munícipes e servidores públicos da saúde de Araraquara, preocupados com o impacto da falta de médico psiquiatra no Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (Crasma), o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) apresentou, em 18 de janeiro, o Requerimento nº 32/2021 ao Executivo, pedindo a reposição do profissional na unidade.

“A saúde mental é fator fundamental para o desenvolvimento humano e o impacto da pandemia de Covid-19 traz agravos à saúde da população. Desse modo, entender a importância da estabilidade mental e sua relação direta com o bem-estar é essencial. Possibilita, assim, a compreensão da importância de utilizar a capacidade individual para a percepção de valores e virtudes inerentes à construção das relações socioafetivas”, argumenta o parlamentar no documento.

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emílio, informou que foi realizada a solicitação para reposição do médico psiquiatra através do Ofício CEAE 007/2021 e a contratação já foi autorizada, porém, está em processo de viabilização pelos setores de recursos humanos e jurídico, em decorrência das restrições da Lei Complementar nº 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus Sars-CoV-2 (Covid-19).

Publicado em: 05/05/2021 17:22:29