Identificação de abusos a crianças e adolescentes durante pandemia é tema de indicação

Veradora Thainara Faria é a autora da propositura

A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Thainara Faria (PT), encaminhou ao Executivo a Indicação nº 1.600/2021, sugerindo uma ação conjunta da Prefeitura para atendimento psicológico a crianças e adolescentes, no sentido de identificar abusos e violações de direitos ocorridos no período da pandemia.

“A pandemia tem elevado os índices de estresse e ansiedade em toda a população, preocupada com o risco de contágio, bem como com as consequências da contaminação dos munícipes e seus familiares”, observa a parlamentar. “Entendendo a fragilidade das crianças e adolescentes, será fundamental, em um momento pós-pandemia, um trabalho integrado para a identificação de possíveis abusos sofridos por crianças e adolescentes enquanto permaneceram em distanciamento social em suas casas, longe dos equipamentos públicos que davam suporte diário de aprendizagem, proteção e desenvolvimento.”

A proposta é somar esforços das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social e Esportes e Lazer, aliados à disponibilidade de psicólogos com atuação específica em atendimento de crianças e adolescentes, para identificação de abusos e violações durante o período de distanciamento social. “A partir desta identificação, a criança ou adolescente será acompanhada pelo CRAS [Centro de Referência de Assistência Social] ou pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a depender do território, que elaborará relatórios de atendimentos da criança e de sua família, para posterior apoio, orientação e encaminhamento para autoridades judiciais ou outros órgãos competentes, se for observado algum tipo de abuso ou excesso”, conclui Thainara.

Publicado em: 07/05/2021 14:55:13

Publicado por: Foto: Jornal Nação/CV