Internet gratuita à população é tema de indicação parlamentar

Vereadora Filipa Brunelli (PT) é a autora da sugestão enviada à Prefeitura

“Neste novo modelo de sociedade, pode-se dizer que sinônimo de cidade moderna é uma cidade com acesso gratuito e de qualidade à Internet, garantindo o direito de desenvolvimento social e digital a todos os cidadãos”. A fala é da vereadora Filipa Brunelli (PT), autora da Indicação nº 2212/2021, endereçada à Prefeitura na segunda-feira (17), em que solicita a implantação do programa de Internet gratuita para toda a população.

No documento, a parlamentar aponta avanços obtidos nos últimos 20 anos, graças aos avanços tecnológicos, que possibilitaram o compartilhamento de conhecimentos, a criação de novos recursos pedagógicos, a diversificação das plataformas de trabalho e a facilidade de comunicação entre amigos e familiares. Recursos que se tornaram ainda mais necessários durante a pandemia.

“Com as escolas fechadas, o ensino a distância foi a única alternativa para não prejudicar tão gravemente o processo de aprendizado dos alunos das mais variadas faixas etárias. Muitas funções de serviços foram alteradas para o modelo de trabalho remoto, visando diminuir os riscos de contágio pela Covid-19”, cita Filipa.

Diante deste cenário, a vereadora enfatiza a importância da democratização do acesso à Internet, como fundamental para prevenir a exclusão digital, “que significa a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e informação”, explica.

Para ela, a inclusão digital beneficia toda a sociedade, por simplificar a rotina diária, “uma vez que, através da Internet, inúmeros programas institucionais ganharam versões digitais, como o SUS, e acessos virtuais ao CadÚnico e a sistemas bancários, por exemplo, o que desburocratiza a instituição e permite que mais pessoas se beneficiem desses programas de forma rápida e segura”, enfatiza. Vale ressaltar que a promoção do direito de acesso à Internet encontra respaldo no Marco Civil Regulatório.

Publicado em: 18/05/2021 15:53:37