Emenda Parlamentar pode ampliar e fortalecer serviços do Hospital de Olhos

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) é autor do pedido de recurso para o Cresep, que será encaminhado ao deputado federal Vanderlei Macris

O vereador Rafael de Angeli (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, se reuniu, na tarde de quinta-feira (13), com o Dr. José Augusto Cardillo, médico oftalmologista e responsável pelo Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa – Hospital de Olhos (Cresep), para saber das necessidades urgentes da instituição e buscar recursos, visando a viabilizar novos projetos e manter os já existentes, cujos atendimentos atingem milhares de pessoas carentes de toda a região.

“Nós já conhecemos o trabalho excepcional realizado pelo Dr. Cardillo e sua equipe do Hospital de Olhos, entidade que é referência de média e alta complexidade no Estado de São Paulo, e utiliza equipamentos de ponta para atender a população que não pode arcar com os custos de um plano de saúde. Entretanto, precisa de ajuda para manter e ampliar os serviços”, enfatizou Angeli, que encaminhou Requerimento à DRS3, com pedidos de informações e questionamentos sobre algumas questões que observou no local, inclusive de um paciente da cidade de São Carlos, que afirmou ter pago cerca de R$ 1.000,00 em consulta e exames, dentro do SUS da Santa Casa da cidade, o que já configura uma situação irregular. O paciente foi dispensado pelo serviço e encaminhado para realização do atendimento em Araraquara.

Cresep – Hospital de Olhos

O Cresep cuida da saúde ocular de pacientes das 24 cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS3), com cerca de 2.500 atendimentos por mês e 300 cirurgias. É um centro com serviços inteiramente gratuitos e integralmente SUS (Sistema Único de Saúde).

O parlamentar também conversou com alguns pacientes, que elogiaram bastante o tratamento humanizado que recebem. Angeli viu de perto o funcionamento de cada ambulatório, com seus equipamentos específicos, que a maioria dos pacientes só teria acesso em serviços particulares.

O Dr. Cardillo lembra que o Cresep é uma entidade sem fins lucrativos, mas que oferece serviços de excelência. “Nós precisamos dessa ajuda oferecida pelo vereador Rafael de Angeli e pelo deputado federal Vanderlei Macris, pois queremos, cada vez mais, tornar a saúde oftalmológica acessível e com qualidade para o maior número de pessoas”, afirmou o médico, ressaltando que “é importante lembrar que 8 a cada 10 casos de cegueira poderiam ser evitados com diagnósticos e tratamentos precoces”.

Emenda Parlamentar

“O serviço prestado pelo Hospital de Olhos de Araraquara é digno de aplausos e precisa ser incentivado. Temos um contato muito estreito com o deputado federal Vanderlei Macris, que já se prontificou a ajudar nas demandas da cidade. Estarei com ele nos próximos dias e entregarei em mãos o pedido de uma Emenda Parlamentar (EP). Nosso amigo Joel Aranha, representante do deputado na região, esteve conosco nesse encontro com o Dr. Cardillo e poderá também atestar que a entidade é merecedora de ajuda para atender mais e mais aqueles que buscam um atendimento digno”, finalizou Angeli.

Publicado em: 24/05/2021 14:53:44