CAIC precisa de pintura e há padrão de cores a ser seguido

Vereador João Clemente recebeu a informação em resposta a Requerimento apontando a necessidade de pintura e questionando se haveria regras a serem seguidas

Depois de ouvir a reivindicação de moradores, o vereador João Clemente (PSDB), enviou o Requerimento 375/2021 à Secretaria Municipal da Educação, pedindo a pintura dos prédios e de toda a estrutura da Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC Ricardo Caramurú de Castro Monteiro, no bairro Vale do Sol. O parlamentar destaca no documento, que o CAIC “é um equipamento público educacional celebrado pelos moradores e demais utilizadores do Parque Residencial Vale do Sol, Jardim Nova Araraquara e bairros adjacentes”.

O vereador relatou ainda, que as instalações da unidade de ensino encontram-se com diversas pendências a serem sanadas, entre elas a necessidade de pintura geral, para que possa receber, da melhor forma possível, seus alunos, colaboradores e a própria comunidade. No Requerimento, Clemente pergunta se em relação à pintura, o prédio poderia receber quaisquer cores, escolhidas pela comunidade, ou se há um padrão a ser seguido em relação às cores e a base legal que a orientaria.

Em resposta aos questionamentos, a Secretaria Municipal da Educação comunicou que de fato há um padrão de cores a ser seguido e que a direção da escola já está em contato com a secretaria, tratando da mesma necessidade. O ofício aponta para a Lei Federal nº 9.394, de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e a Lei Municipal nº 4.938, de 1997, (Sistema Municipal de Ensino).

Um pouco de História

As duas unidades do CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, implantadas no município de Araraquara, nos bairros Jardim Roberto Selmi Dey e Vale do Sol, foram implantados, respectivamente em 1995 e 1998, quando o Município começou a assumir o Ensino Fundamental, criando sua rede própria de ensino.

Segundo o escritor Luís Carlos Sales, no livro “O valor simbólico do prédio Escolar”, “as silhuetas arquitetônicas dos CAICs sobressaem-se na paisagem urbana dos bairros pela grandiosidade de sua estrutura, que impressiona por destacar simbolicamente a força do concreto armado (aparente) em composição emotiva e plástica com as cores da bandeira nacional."

O projeto arquitetônico dos CAICs foi desenvolvido por João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé. A arquitetura é formada por quatro blocos prediais semi-interligados, sendo que um deles serve como quadra poliesportiva (a cobertura de algumas quadras é em formato de pirâmide de telhado ornamentado com as cores da Bandeira Nacional).

Publicado em: 25/05/2021 15:05:49