Troca de iluminação e rondas podem diminuir roubos e vandalismo nos cemitérios

Vereador Edson Hel recebeu esta e outras informações em resposta a questionamentos que fez, por meio de Requerimento ao Executivo

A falta de segurança nos cemitérios do município de Araraquara, a facilidade com que se entra nesses locais e os constantes furtos de placas de bronze, escultura e outros objetos, foram tema do Requerimento 371/2021, de autoria do vereador Edson Hel (Cidadania), questionando a Prefeitura sobre as providências necessárias para resolver a questão.

Em resposta, a coordenadoria de Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, comunicou que não há projeto para a elevação da altura do muro no entorno do Cemitério São Bento e nem mesmo a possibilidade de colocação de concertinas, sugeridas pelo parlamentar, por conta das condições da estrutura deste muro. Entretanto, a substituição da iluminação por lâmpadas de LED, nos espaços internos e externos, pode inibir as ações de vandalismo e roubo, bem como rondas frequentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, aponta o ofício.

Edson Hel havia questionado também se haveria algum programa de ressarcimento às famílias que perderam as placas, esculturas e até mesmo tiveram os jazigos destruídos nestas ações criminosas. Porém, a resposta foi negativa e sem apontar qualquer perspectiva em relação a isso.

Já sobre a fiscalização, autuação e encaminhamento de receptadores dessas mercadorias, incluindo empresas, ao serem encontrados materiais furtados do município, como grades de bueiros, tampas de pontos de vistoria do esgoto e de águas pluviais e demais materiais de metal ou bronze, em locais de possível receptação, durante diligencias da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, os receptadores são encaminhados para a Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Publicado em: 25/05/2021 15:16:20