Criação de Centro de Equidade Racial é sugerida ao Executivo

Vereador João Clemente (PSDB) indicou a possibilidade de convênio com Governo Estadual
Visualize fotos

Um espaço permanente de difusão da cultura afrodescendente, no que tange à música, arte, dança, dialogando a ancestralidade africana com as modernas manifestações culturais afrodescendentes. Esse é o objetivo do Centro de Equidade Racial sugerido pelo vereador João Clemente (PSDB) ao Executivo, por meio da Indicação nº 2168/2021.

            O parlamentar solicitou a realização de estudos, análises, acordos de vontades e convênios com o Governo do Estado de São Paulo, a fim de criar o Centro de Inclusão Social, Cultural e Profissionalizante, voltado à Comunidade Afrodescendente de Araraquara e Região, denominado Centro de Equidade Racial.

Inicialmente, Clemente sinalizou que o Centro poderia utilizar o espaço físico da Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região (ACAAAR), o qual possui aproximadamente 800 metros quadrados, atualmente, podendo ser expandido para 1000.

Para essa estrutura, o vereador também idealizou a oferta de oficinas de esporte em diversas modalidades, tais como atletismo, basquete, futebol e ginástica rítmica. Para a cultura, uma prática de formações que envolvam o samba, por exemplo. Na educação, uma espécie de reforço escolar para crianças e cursos profissionalizantes para adolescentes.

Além disso, o parlamentar também destacou a importância de uma sala de internet e tecnologia e de o espaço exterior contar com área verde e arte, como grafite nos muros, para proporcionar lazer e bem-estar às crianças.

“Esse Centro promoveria o acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, seja econômica, social, no tocante ao oferecimento de cursos profissionalizantes, atividades de arte, artesanato e música para socialização, difusão da cultura e incremento da renda”, justificou Clemente.




Publicado em: 26/05/2021 14:51:15