Orçamento maior para Secretaria de Cultura e Fundart é solicitado à Prefeitura

Vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou acréscimo de, ao menos, 2,5% para a pasta

Buscando ampliar o orçamento para Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte e Cultura (Fundart), a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou a Indicação nº 2482/2021, solicitando um estudo para viabilizar no próximo Plano Plurianual (PPA 2022-2025), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), um aumento de, no mínimo, 2.5% do orçamento do município destinado à pasta.

“Como estamos nos aproximando da discussão das peças orçamentárias que nortearão e garantirão os programas e políticas públicas de nosso município; precisamos garantir esse percentual diferenciado. Isso poderá contribuir para que Araraquara se torne, talvez, a primeira cidade do país a garantir um orçamento digno e honrado para a Cultura, a qual sempre é a primeira a sofrer ofensiva em momentos de desequilíbrio fiscal”, justificou Fabi.

A parlamentar destacou que o setor já passava por dificuldades antes mesmo da pandemia da Covid-19, com a redução de investimentos, sendo que o estado de calamidade só acentuou os problemas existentes. “Ampliar o orçamento para a cultura é uma atitude ousada, mas necessária, pois como dizia Ferreira Gullar: A arte existe porque a vida não basta’ “, frisou.

A vereadora elencou também que “o vacinologista Herbert Guedes explica que a expectativa é que 70% da população esteja vacinada até o fim de 2021 no país, o que pode significar uma trégua na pandemia em 2022”. Além disso, Fabi destacou que países desenvolvidos, que já passaram pelo pico da pandemia e estão planejando ou recomeçando a abrir instituições culturais, como a Itália, estão reabrindo com orientação de receber menos pessoas ou de controlar a entrada para apenas pequenos grupos.

“Garantir um orçamento diferenciado para a cultura na cidade de Araraquara, pensando de maneira positiva e em consonância com a previsão dos cientistas, proverá um grande impacto na vida das pessoas e potencializará as ações culturais a partir de 2022. Isso fará com que a vocação artística e o celeiro cultural sejam a tônica de nosso município, tornando-o uma cidade de pleno fomento, valorização e difusão cultural, uma cidade de pós-pandemia em celebração a vida”, concluiu Fabi.

Publicado em: 01/06/2021 15:21:46