Semana Municipal do Circo agora é lei

Iniciativa, da vereadora Fabi Virgílio, foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito

Na quinta-feira (03), a vereadora Fabi Virgílio (PT) se reuniu com o prefeito, Edinho Silva (PT), e com o artista araraquarense Denis Pimenta, o Palhaço Cururu, para a assinatura da Lei nº 10.206/2021 que cria a Semana Municipal do Circo e Artes Circenses. A iniciativa, de autoria da parlamentar, visa fomentar e homenagear a atividade no município.

Para Fabi, um dos traços mais marcantes do País reside na diversidade cultural das manifestações artísticas, fruto de um longo processo de miscigenação e hibridação cultural de várias matrizes étnicas. Na opinião da parlamentar, a atividade circense, presente nos pontos mais longínquos do território nacional, de caráter nitidamente popular, é uma dessas manifestações.

“Aprovar o projeto que cria a Semana do Circo é um ganho para Araraquara, que irá difundir e fomentar esta arte que traz em si a democracia e o acesso a públicos diversos, inclusive chegando à periferia e aos territórios mais distantes do centro da cidade”, destaca. Lembrando que as artes circenses incluem não somente o circo de lona, mas também o equilibrismo, malabares, acrobacias, tecidos, pernas de pau, mágicas, entre outras atividades.

Semana do Circo

A Semana Municipal do Circo e Artes Circenses está prevista para acontecer sempre na última semana de março, por meio de encontros, oficinas, palestras, rodas de conversa, exposições, atividades e outros eventos.

Vale ressaltar que, em maio, a vereadora solicitou, por meio da Indicação nº 2292/2021, a inclusão de dotação orçamentária específica para garantir a execução do evento a partir do exercício de 2022, “tendo em vista que a cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual”.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado em: 07/06/2021 14:24:31