Matheus Santos tem nome eternizado no prédio do Cursinho Popular

Vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT) são autores da proposta

As novas instalações do Cursinho Popular de Araraquara terão a denominação “Cursinho Popular Professor Matheus Santos”, depois da aprovação do Projeto de Lei nº 97/2021, na Sessão Ordinária da terça-feira (8), na Câmara Municipal. Localizado na Rua Expedicionários do Brasil, esquina com a Avenida Feijó, o prédio, que abrigou por muitos anos o Arquivo Municipal, está em fase final de conclusão de sua reforma, com a estrutura totalmente remodelada, para receber alunos selecionados para o projeto de cursinho pré-vestibular. As novas instalações foram reivindicadas nas Plenárias do Orçamento Participativo (OP).

Matheus Santos nasceu no Jardim Roberto Selmi Dei. Era administrador público e mestre em Ciências Sociais pela Unesp – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) e estava na fase final do doutorado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde a juventude teve atuação destacada nos movimentos sociais da cidade, com passagem pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara (Umesa), pela União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e pelo Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap). Em 2020, foi candidato a vereador, ficando como 1º suplente do PDT. Foi professor do Cursinho Unificado do Campus de Araraquara (Cuca) que, em parceria com a Prefeitura, se tornou importante política pública na cidade. Era um grande otimista da Educação Popular e dos Cursinhos Públicos, lutando por sua ampliação. Em 30 de março, foi vítima da Covid-19, doença que ele mesmo alertava a população sobre os riscos, em suas redes sociais dos riscos.

Cursinhos Populares

O Curso Unificado do Campus de Araraquara (Cuca) foi fundado em 1993 como um Projeto de Extensão Universitária no formato de cursinho pré-vestibular, proporcionando aos seus alunos a aprovação em exames vestibulares e o ingresso em um ensino superior de qualidade. Sua equipe é formada por graduandos e pós-graduandos regularmente matriculados na Unesp.

Atualmente, o projeto conta com quatro núcleos distribuídos nos municípios de Araraquara e Boa Esperança do Sul. O núcleo de Araraquara nasceu de parceria entre o Instituto de Química e a Prefeitura Municipal, com o escopo de oferecer um curso preparatório pré-vestibular que complemente a formação de nível médio, de jovens com carência socioeconômica comprovada e defasagem de desenvolvimento conceitual, proporcionando aos alunos a preparação necessária para os exames vestibulares e o ingresso em universidades públicas ou privadas. Atualmente, o projeto atende 290 alunos.

Um dos núcleos vai funcionar no prédio que recebeu a denominação aprovada na Câmara, de autoria dos vereadores Guilherme Bianco, Fabi Virgílio e Luna Meyer.

Publicado em: 10/06/2021 15:55:50

Publicado por: Foto: Reprodução Redes Sociais