Preservação de recursos hídricos é pauta de indicação

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a criação de um programa para armazenamento da água da chuva e de um Lava Jato Sustentável

“A água está entre os insumos essenciais para a vida do ser humano, assim como o ar”. Pensando na importância desse recurso natural, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou ao Executivo as Indicações nº 2541/2021 e nº 2542/2021, solicitando estudos para a criação de um programa voltado ao incentivo da coleta, armazenamento e utilização da água das chuvas e para a implementação de um Lava Jato Sustentável para a limpeza da frota pública de veículos.

“Em relação ao aproveitamento das águas pluviais, é possível, por exemplo, viabilizar incentivos fiscais, descontos e abatimentos nas contas de água, e demais estímulos, a fim de criar nas pessoas, físicas e jurídicas, um sentimento de utilização da água das chuvas e, assim, contribuir com o consumo consciente desse líquido tão precioso para o ser humano; inclusive, por meio de acordos de vontades, fomentando a aquisição de equipamentos para coleta e armazenamento da água das chuvas, como canaletas e tambores próprios,” argumentou o vereador.

O parlamentar ressaltou que esses recursos poderão ser utilizados para as atividades de limpeza dos prédios residenciais e industriais, sendo a água tratada, disponibilizada pelo DAAE, destinada para consumo e higiene humana e animal.

Clemente também explicou que a implantação do Lavo Jato Sustentável é condizente com as boas práticas ambientais e deve contar com a utilização de insumos, ou seja, detergente, sabão e cera, que não agridam o meio ambiente, com consumo racional de água e colaboradores treinados.

“Essa iniciativa resultaria na redução do consumo de água, utilização de produtos ecologicamente apropriados, num processo de limpeza e higienização que respeite o meio ambiente e o operador do equipamento. Assim, ao implementar um Lava Jato Sustentável, estará o Poder Público sendo visionário e, ainda, contribuindo com a preservação do meio ambiente, quiçá do Planeta Terra”, concluiu o vereador.

Publicado em: 14/06/2021 15:54:56