Comportamento de senadores na CPI da Covid motiva moção de repúdio

Vereadores do Patriota e do Podemos elaboraram conjuntamente o documento que critica tratamento recebido por médica durante audiência da Comissão
Visualize fotos

No dia 4 de junho, os vereadores do Patriota – Marcos Garrido, Carlão do Joia e Marchese da Rádio, juntamente com o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), protocolizaram na Câmara Municipal o Requerimento nº 511/2021. O documento, que foi aprovado por nove votos favoráveis contra seis contrários, na 21ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (8), é uma moção de repúdio ao tratamento dispensado à médica Nise Yamaguchi durante o seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no dia 1º de junho.

De acordo com os parlamentares, o comportamento dos senadores, em particular de Omar Aziz (PSD), Renan Calheiros (MDB) e Otto Alencar (PSD), foi “não republicano, desrespeitoso e machista”. Eles apontam no documento que “a postura beligerante de alguns senadores, os mais emblemáticos, já mencionados e outros que não o foram, inflamou as redes sociais agressivamente contra a drª. Nise Yamaguchi, a qual foi alvo de ataques covardes, machistas e racistas por xenofobia e de ofensas impublicáveis, condutas às quais manifestamos com veemência nossa ojeriza”.

Os vereadores também declaram, no requerimento, que a moção não está enviesada politicamente e que “os vereadores signatários enfatizam o total respeito e apoio a esta CPI em curso no Senado Federal, com escopo amplo, ou seja, fazendo o escrutínio minucioso das ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia do coronavírus Sars-Cov 2 e também o repasse de verbas federais para estados e municípios para enfrentamento da pandemia”. Eles também enfatizam que apoiam a vacinação em massa como solução eficaz para preservação da saúde e das vidas da população brasileira.




Publicado em: 14/06/2021 16:13:18