Audiência pública inaugurará Frente Antirracista da Câmara

Nomes como o ex-bbb Lucas Penteado, Djamila Ribeiro, Silvio Almeida e Liniker foram sugeridos para participar do debate

Na tarde da quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Araraquara realizou a primeira reunião da Frente Parlamentar Antirracista, composta pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Thainara Faria (PT). O primeiro encontro contou com a participação, além dos parlamentares, das assessoras Nayara Costa e Maria Augusta, e da Coordenadora de Políticas Étnico-Raciais Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Alessandra de Cássia Laurindo.

Durante a conversa, foi discutida a periodicidade das reuniões e fixação de datas, as propostas de trabalho e a revisão das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Araraquara. As funções de cada membro também foram definidas: Thainara Faria (Presidência), Guilherme Bianco (Vice-Presidência) e João Clemente (Relator).

Clemente iniciou a reunião perguntando quais são as referências políticas importantes para compor a Frente Parlamentar e mencionou lideranças relacionadas à pauta religiosa e cultural. Ele também expôs ao grupo sobre a sua preocupação de permanência da Frente Parlamentar Antirracista. Bianco, inclusive, reforçou a necessidade de existir um time que se reúna sempre para garantir o pleno andamento dos trabalhos.

Thainara reforçou a importância de uma Frente Parlamentar com resultados práticos e reais para a sociedade, a partir do desenvolvimento de bons programas e projetos. “O grupo precisa ter um plano de trabalho focado com objetivos traçados, metas e cronograma sobre a execução de tudo que será discutido. Seria interessante também realizarmos audiência pública antes de iniciarmos os trabalhos, no sentido de provocar a sociedade e depois trabalhar as provocações dentro da frente”, argumentou a vereadora. O grupo concordou e definiu que o evento inaugurará a Frente Antirracista da Câmara. Bianco colocou-se à disposição para dialogar com o ex- BBB Lucas Penteado no sentido de convidá-lo para participar do debate. O parlamentar também sugeriu a criação de uma ferramenta que permita o acesso da população para sugestões e apresentação de propostas. Outros nomes sugeridos foram Silvio Almeida, Djamila Ribeiro e Liniker.

Ao final, Alessandra sugeriu a reformulação do Selo de Diversidade Étnica. “Entendo que é essencial estimular a cidade para que todos participem do processo de criação do selo. Precisamos pensar em premiações que estimulem as participações e, após o processo, iniciar a campanha de seletiva das empresas e entidades que se encaixam no perfil exigido”, explicou.

A audiência pública acontece no dia 23 de junho de 2021, a partir das 18h30, e será transmitida ao vivo no canal da TV Câmara no Youtube e Facebook da Câmara Municipal de Araraquara.

Publicado em: 15/06/2021 14:35:29