Trecho da Rua Maria Brambilla Passos continuará interditado

Vereadora Luna Meyer (PDT) havia pedido desobstrução da via; Prefeitura argumenta que local é utilizado para descarte irregular de inservíveis
Visualize fotos

Desde 2019, parte da Rua Maria Brambilla Passos, no trecho mais baixo da via que divide o Parque São Paulo do Jardim Pinheiros, encontra-se obstruída por manilhas que impedem o tráfego de pessoas e veículos, cuja reabertura é solicitada pelos moradores para facilitar o acesso ao bolsão localizado no Parque São Paulo. A situação foi questionada pela vereadora Luna Meyer (PDT), por meio do Requerimento nº 453/2021. No dia 11 de junho, a Prefeitura enviou resposta, informando que, no momento, não há previsão para desobstrução.

De acordo com o documento, assinado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelicolla, consta no histórico do processo que o local vinha sendo utilizado para descarte irregular de inservíveis, trazendo riscos à população daquela região. Fora isso, a via apresenta baixo fluxo de veículos e ambos os lotes, da esquerda e da direita, pertencem ao Município.

“Por não haver propriedade privada cujo acesso seja feito exclusivamente por esta via, e por se tratar de local com histórico de descarte irregular, a desobstrução nos parece temerária”, afirma o secretário. De acordo ainda com Pelicolla, após pedidos dos moradores, foram adotadas medidas de limpeza, entre setembro e outubro de 2019. No momento, também está em estudo a viabilidade de iluminação da via, “a qual concorre com as diversas urgências emanadas pela situação de pandemia e demais implantações e modernizações do sistema de Iluminação Pública”, salienta.

Medida deve ser revista

Para Luna, a resposta da Prefeitura é incoerente e precisa ser revista, pois, além dificultar o acesso ao Bolsão do Parque São Paulo, a obstrução tem fomentando o descarte irregular de lixos e entulhos nas ruas e terrenos próximos, assim como tornado o local propício para usuários de drogas.

“Se o objetivo era evitar descarte, eles só pioraram a situação e, para completar, tiraram uma importante via de acesso da população que tem reclamado muito da falta da mesma”, afirma a vereadora, que não descarta uma representação junto ao Ministério Público. O assunto será discutido em reunião a ser agendada com o secretário de Obras.




Publicado em: 16/06/2021 16:04:19