O vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, Rafael de Angeli (PSDB), protocolizou o Requerimento nº 481/2021, tratando da vacinação contra a Covid-19 na cidade, mais especificamente, das seringas utilizadas na imunização.
O que motivou a elaboração do documento foi um processo de aplicação da vacinação, realizado na cidade de Descalvado (SP), que otimiza seu uso. “De acordo com o fabricante da vacina de Oxford/AstraZeneca, cada frasco contém cinco doses. Após perceber o desperdício da vacina que fica na ponta da seringa de aplicação, a Prefeitura de Descalvado resolveu trocar o insumo por outro, com um ‘espaço residual’ menor, capaz de aproveitar cada gota que vem no frasco do imunizante”, explica o parlamentar. “O resultado foi que, após a troca, a cidade conseguiu aplicar seis doses de cada frasco, melhorando o processo de imunização”.
Considerando que a experiência pode ser válida para a realidade araraquarense, Angeli solicita à Prefeitura informações sobre os insumos utilizados na cidade. No Requerimento, o vereador pergunta que tipo de seringa está sendo usada no processo de imunização contra a Covid-19 em Araraquara e se já foram realizados levantamentos para calcular as perdas em relação ao que fica no “espaço residual”, conhecido como “canhão” da seringa.
“Na fase crucial para a vitória contra a Covid-19, temos que ter eficiência máxima para salvar mais vidas. Precisamos que a Prefeitura estude a aplicação dessa tecnologia na vacinação da nossa população”, explica e cobra Angeli.
A Prefeitura tem o prazo inicial, prorrogável, de 15 dias para enviar uma resposta à Câmara Municipal.
Publicado em: 18/06/2021 17:07:55