Bandeira do movimento LGBTQIA+ é hasteada na Câmara

Filipa Brunelli (PT), primeira travesti a ocupar uma cadeira no parlamento araraquarense, promoveu ato
Visualize fotos

Como marco do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a bandeira do movimento foi hasteada na Câmara Municipal de Araraquara. O ato foi organizado pela vereadora Filipa Bruneli (PT), a primeira travesti a ocupar o cargo na história de Araraquara.

"Por muito tempo nós LGBT's fomos invisibilizados, mas a nossa luta segue firme. O hasteamento da nossa bandeira em frente à Câmara mostra que essa Casa de Leis, assim como o município, não irá retroceder em políticas voltadas para nossa comunidade. Espero que todas as pessoas LGBTQIA+ acreditem em seus potenciais e saibam que terão esse mandato e essa cidade sempre lutando em conjunto para conquistar os seus sonhos."

 

História do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Na década de 60, a comunidade LGBTQIA+ lutava contra a discriminação, quando as relações homoafetivas ainda eram consideradas pela legislação vigente como atos de uma “conduta imoral”. Nesse contexto, as pessoas LGBTQIA+ enfrentaram uma dura repressão policial ao frequentar locais públicos e de lazer.

Em um ato de resistência, o bar Stonewall Inn, localizado em Nova York, acolhia gays, lésbicas e transexuais que não podiam estar presentes em outros espaços da cidade. No entanto, frequentemente, policiais invadiam o estabelecimento para expulsar os clientes, considerados “criminosos” na época.

No dia 28 de junho de 1969, a história começou a mudar, quando uma multidão de gays, lésbicas, travestis e drag queens decidiu reagir, reunindo-se em frente ao bar Stonewall Inn para protestar contra a violência que sofriam e pelo fim da criminalização da diversidade.

Os manifestantes precisaram enfrentar a polícia e, por seis dias, ocorreu um conflito direto entre membros da comunidade LGBTQIA+ e os oficiais locais. O episódio ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall e se tornou o “marco zero” da luta pela igualdade de direitos no século XX.




Publicado em: 29/06/2021 14:23:10