Pontos de Táxi aparentam estar abandonados

Vereador Carlão do Joia (Patriota) fez questionamentos à Controladoria do Transporte sobre o serviço de táxi na cidade e o órgão enviou resposta à Câmara Municipal
Visualize fotos

O surgimento do serviço de transporte de passageiro por aplicativo está provocando profundas transformações na tradicional modalidade dos profissionais que trabalham com carros de aluguel, ou seja, os táxis. Muito dos locais fixos, contemplados no Código de Postura do Município de Araraquara, onde o profissional aguarda o chamado para uma nova “corrida” com o passageiro, ou seja, os “pontos de táxi”, aparentemente estariam deixando de ser utilizados, até mesmo porque alguns destes motoristas estariam migrando para o sistema de aplicativos.

Observando esta realidade, o vereador Carlão do Joia (Patriota), ainda no mês de maio, apresentou o Requerimento 448/2021, pedindo informações à Controladoria do Transporte de Araraquara, sobre o número de pontos de estacionamento de carros de aluguéis (táxis) e o respectivo número de veículos, considerando que o parlamentar tem observado que alguns pontos, poderiam estar abandonados.

Em resposta, a citada coordenadoria esclareceu que a execução do serviço individual de transporte de passageiro em automóveis de aluguel na modalidade táxi, é regido pela Lei Municipal nº 6.100, de 2004. Em resposta aos questionamentos do vereador, informou ainda que o município conta com 138 veículos táxi, distribuídos em 25 pontos pela cidade.

A coordenadoria salientou que, devido a pandemia do coronavírus, é possível observar que alguns pontos de táxi ficaram sem seus veículos disponíveis, pelo fato de a grande maioria dos permissionários serem idosos. Ocorre que aos poucos a categoria está voltando ao seu trabalho habitual, dispondo seus veículos à serviço da população. Foi apresentada ainda uma relação com endereços dos 25 Pontos de Táxi existentes na cidade. A relação e a resposta podem ser acessados por meio deste link.




Publicado em: 02/07/2021 12:48:55