Plantio de mudas marca início de projeto ambiental no CER do Laura Molina

Vereadora Thainara Faria (PT) representou a Câmara Municipal no ato simbólico, com restrição de público devido à pandemia

Na manhã de segunda-feira (12), diversas mudas de árvores foram plantadas no Centro de Educação e Recreação (CER) “Professor José Ênio Casalecchi”, no Parque Residencial Laura Molina. A Câmara Municipal de Araraquara foi representada pela vice-presidenta, vereadora Thainara Faria (PT), responsável por articular parte das mudas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O ato simbólico marca o início do projeto de educação ambiental, idealizado pelo diretor do CER, Fábio Mahal. “Temos muitos problemas de descarte irregular de resíduos no bairro; inclusive o local onde foi construída a unidade era uma espécie de lixão. Então, nossa proposta é ressignificar esse espaço e conscientizar as crianças bem pequenas sobre a importância da preservação ambiental”, salienta Mahal, que ainda lembra que o bairro abriga uma das nascentes do Ribeirão das Cruzes.

Na opinião de Thainara, a promoção de educação ambiental desde o ensino infantil deve ser permanente. “É fundamental cultivar esse cuidado desde pequenos, porque são essas crianças que vão crescer e viver o bairro, tendo a possibilidade de transformá-lo”, enfatiza a vereadora.

Ao todo, foram plantadas cerca de 50 mudas, entre Areca-Bambu, Cabrera, Goiabeira, Ipê-Roxo e Ipê de Jardim. Todas as espécies serão devidamente sinalizadas. A escolha, como explica o gerente de Arborização Urbana, Fernando de João Braga, foi feita de acordo com a estrutura do prédio e sua finalidade, a fim de proporcionar sombra e um ambiente mais fresco e arejado às crianças.

Na ocasião, a Coordenadora Executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, representou a Secretária Municipal de Educação, Clélia Mara. Segundo ela, a iniciativa vai integrar o relatório que está sendo produzido pelo Município em busca da certificação do Programa Município Verde Azul. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

CER

Fruto de demanda do Orçamento Participativo, o CER “Professor José Ênio Casalecchi”, situado na Rua José Luiz Pio, número 480, foi inaugurado em 12 de agosto de 2020, com cinco salas e capacidade para 98 alunos de até três anos de idade. Em razão da pandemia, atualmente 45 crianças estão matriculadas, com atividades exclusivamente remotas.

Publicado em: 13/07/2021 15:36:13