Unidades de Saúde da Família têm déficit de servidores

Informações foram apresentadas pela Secretaria da Saúde após questionamentos do vereador João Clemente (PSDB)
Visualize fotos

No dia 16 de junho, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 571/2021 à Prefeitura, solicitando informações sobre o quantitativo de profissionais de saúde alocados nos mais diversos dispositivos do município.

“As equipes de Saúde da Família possuem formatação multidisciplinar, que se fazem ainda mais necessárias em tempos pandêmicos, visto que, como porta de entrada do SUS, podem triar e promover saúde e profilaxias, proporcionando, assim, um não agravamento das demais esferas de atendimento”, argumentava o parlamentar no documento, que apresentava diversos questionamentos.

Em resposta, a coordenadora executiva da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Talitha Martins, informou que Araraquara possui 24 Unidades de Saúde da Família (USFs) e as localizações delas podem ser conferidas neste link.

Talitha detalha que, no momento, as unidades estão com déficit de servidores, devido ao afastamento de profissionais que têm comorbidades e que estão no grupo de risco para a Covid-19. “A gestão do município de Araraquara está tomando todas as medidas cabíveis no sentido de manter o quadro de servidores completo nas unidades de Saúde da Família e quanto ao retorno dos servidores já imunizados.”

De acordo com a coordenadora, atualmente, as unidades de Saúde da Família contam com um quadro de servidores que soma 366 profissionais, distribuídos nas 24 equipes. Esses dados podem ser obtidos no site www.cnes.datasus.gov.br.




Publicado em: 19/07/2021 18:17:14