A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na tarde desta quarta-feira (28), a live “Educação financeira em tempos de crise”, com o objetivo de entender os conceitos financeiros e criar mecanismos para a organização das finanças pessoais e obter um bem-estar familiar e social.
O evento gratuito abordou a importância de um planejamento financeiro pessoal e ofereceu dicas de como fazer um orçamento familiar e se planejar para momentos de imprevistos.
Apresentada pelas agentes administrativas da EL, Alícia Gimenez, Ana Paula Escamilha e Bruna Brasil, a conversa foi aberta pelo presidente da Escola, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB). “Nesse momento que o Brasil tem vivido, com tamanho desemprego e com a queda bastante substancial na renda das famílias, é fundamental termos educação financeira, para que, no final do mês, as famílias possam fechar suas contas e garantir qualidade de vida.”
Para o convidado da live, o agente autônomo de investimentos Ícaro Schiavon, planejamento financeiro é um conjunto de estratégias que se assume para ter um conforto quanto às finanças. “Não faltar o dinheiro em uma hora de necessidade. Fazer um planejamento financeiro, assim como fazemos para a nossa vida, trabalho, família, lazer, saúde.”
Orçamento familiar
“Para as famílias, é interessante conversar sobre o dinheiro em casa com todos os membros. É interessante, por exemplo, a crianças saber que ‘olha, estamos economizando aqui para poder fazer uma viagem no final do ano’. Explicar o porquê de não conseguir comprar aquele produto naquela hora ou fazer uma viagem naquele momento. Ou ‘vamos mudar de casa daqui a alguns anos, precisamos controlar os gastos’”, detalhou o agente. “Eles participam do processo decisório, se sentem parte das decisões ao conversar sobre dinheiro e a situação econômica da casa. É preciso estipular metas com a família”, completou.
Imprevistos?
Para Schiavon, os imprevistos acontecem, então acabam sendo previsíveis. “Se soubermos que uma hora eles vão acontecer, não somos pegos de surpresa. O que podemos fazer? Montar uma reserva de emergência, que nada mais é do que o valor de nosso custo de vida mensal. Você vai ‘planilhar’ todos os seus gastos e quanto você gasta por mês. O ideal é que a gente tenha de 3 a 12 vezes desse valor mensal, investido em algo muito seguro, renda fixa, como o Tesouro Nacional, com liquidez alta, para que possamos ter o dinheiro em mãos quando precisarmos.”
Nesse sentido, o agente entende que é importante sempre tentar gastar menos do que ganha e, se possível, guardar ao menos 10% para a reserva de emergência. Ele lembrou uma pesquisa que mostrou que apenas 1% dos aposentados não precisa de ajuda. “Quanto mais você guardar, mais tranquilidade você terá na sua aposentadoria.”
Schiavon finalizou destacando a importância de dosar compromissos e expectativas: “Não antecipar os sonhos para lá na frente ter uma segurança, mas também não deixar de viver. Tudo na vida é equilíbrio”.
Sobre o convidado
Ícaro Schiavon é formado em Zootecnia pela Unesp Jaboticabal, cursou MBA em Marketing pela ESPM, trabalhou nos EUA em uma fazenda por seis meses e atuou no campo do agronegócio até 2020, quando decidiu migrar para a área do mercado financeiro, tornando-se, hoje agente autônomo de investimentos.
Acompanhe a live na íntegra aqui.
Publicado em: 28/07/2021 18:17:14