Na Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (27), os vereadores aprovaram o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 169/2021, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+”, a ser comemorado no dia 28 de junho.
De acordo com o texto do projeto, a data tem por objetivo estimular a discussão e o aprofundamento de temas ligados ao combate a intolerância, o preconceito e os crimes de ódio motivados por LGBTfobia no Município de Araraquara, através da realização de debates, seminários e palestras, visando estimular a participação ativa da população na discussão e contribuir para uma sociedade mais equânime e humana
“O Dia do Orgulho LGBTQIA+ também é um reforço para lembrar a todos os gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, transexuais, travestis, queer, intersexual, assexuais e demais pessoas com sua identidade de gênero e orientação de sexualidade não hetero-cis-normativa, que todos devem se orgulhar do que são e não sentir vergonha de anunciar sua sexualidade. Não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, transgênero, travesti ou intersexo, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos”, destacou a parlamentar.
A vereadora, que é a primeira travesti a ocupar o cargo na Câmara Municipal, lembrou que a data foi criada e é celebrada em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn de 1969. Este dia foi marcado pela revolta da comunidade LGBTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, que eram presos, sofrendo represálias por parte das autoridades.
A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais em várias cidades norte-americanas. Vale ressaltar que a 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.
Publicado em: 30/07/2021 12:28:15