Vereadores participam de reinauguração de CER que leva nome de ex-vereador

Vereador José Pizani participou e ajudou na organização de sistemas e procedimentos na administração municipal

As 330 crianças, de 0 a 6 anos, que frequentam o Centro de Educação e Recreação (CER) "José Pizani", no Yolanda Ópice, retornarão às suas atividades presenciais em uma unidade remodelada, depois da reforma e ampliação das instalações. A entrega das obras realizadas no local ocorreu na manhã da segunda-feira (2) e contou com a presença de servidores e cidadãos ligados à unidade, familiares do homenageado que dá nome ao local, secretários municipais, o prefeito Edinho Silva (PT) e os vereadores Aluisio Boi (MDB) - presidente, Thainara Faria (PT) - vice-presidente, Paulo Landim (PT), Carlão do Joia e Marchese da Rádio (Patriota), Emanoel Sponton (Progressistas) e Guilherme Bianco (PCdoB).

Agradecendo o serviço realizado na unidade, a ex-diretora do CER, por 25 anos, Cléia Ferreira, lembrou das pizzas, feijoadas e festas que já foram realizadas no local ao longo do tempo, para manter algumas necessidades do local. Já Luana Sodré, representante da comunidade escolar, celebrou o empenho da comunidade do bairro, que teve decisiva participação na reivindicação da obra, nas plenárias do Orçamento Participativo. Na mesma linha, Patrícia Ferreira, presidente do Conselho do Orçamento Participativo, destacou a união de pais e funcionários na participação das plenárias.

Representando os familiares do homenageado, o filho José Inácio Pizani enfatizou que a qualidade da estrutura tem influência no trabalho realizado. “O amanhã se constrói hoje e com esta qualidade, isto pode ser favorecido e as crianças daqui podem ser a alegria de todos nós”, comentou. Na mesma linha de pensamento, a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou que o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos passa, também, por infraestruturas adequadas. “Isso é parte integrante do processo. Não se constrói sujeitos inteiros em ambientes pela metade”, comentou, lembrando que a maioria das obras vencedoras do OP está relacionada à área da infraestrutura das unidades de educação.

O presidente da Câmara disse que “a população quando se une, mostra que é possível e consegue. Exemplo é esta conquista. Aqui as crianças estão em boas mãos. Este local não acolhe apenas as crianças; acolhe também suas famílias, suas histórias de vida, sua comunidade”, pontuou.

O prefeito encerrou as falas, lembrando que a unidade inaugurada em 1986, leva o nome de um vereador, de teve quatro mandatos na Câmara (1960 a 1977). “Pizani foi importante para a construção de um ciclo na história de Araraquara. Ajudou o prefeito Rômulo Lupo na organização de sistemas e procedimentos na administração municipal”, afirmou.

Reforma a ampliação

Foram investidos R$ 969.067,84 nas obras, para reforma geral e adequações; ampliação, com construção de sala de apoio, banheiros, sala de recreação, pátio, berçário e lactário; adequação da área externa com sistema de drenagem; manutenção no sistema de iluminação e execução de piso; remodelação da área externa, com serviços de jardinagem e paisagismo; aquisição de novos equipamentos e mobiliário; além de limpeza geral.

O homenageado

José Pizani nasceu na cidade de Dourado, em 1916, mudando posteriormente para Araraquara. Casado com Silde Gennari, em 1943, tiveram os filhos José Inácio, Paulo de Tarso e Silde Maria. Foi ferroviário, comerciante no ramo de velas e pioneiro na produção de iogurte. Dedicou-se a causas sociais, sendo presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, de atendimento a idosos. Foi vereador da 4ª à 7ª Legislatura (1960 a 1977). Faleceu em 1981.

Publicado em: 04/08/2021 14:30:05