Renovação de contrato garante estrutura para funcionamento das Escolinhas de Esportes

Vereadores da Câmara Municipal participaram do evento; inscrições para escolinhas estão abertas

Com a presença da jogadora de futebol feminino da Ferroviária, Nicoly Aprígio da Silva, a Prefeitura de Araraquara e a Unimed assinaram a renovação do patrocínio das Escolinhas de Esportes do município, dando sequência ao apoio da cooperativa de saúde, que já perdura por 20 anos. Nicoly foi aluna das escolinhas, onde começou a jogar futebol. Mesmo muito jovem, ela tem em sua biografia o título de bicampeã da libertadores, campeão brasileira, da Copa do Brasil e do Sul-Americano sub-20, todos pela Ferroviária. Além disso, jogou ainda pelo Palmeiras, onde foi campeã paulista. Foi, ainda, convocada para a seleção brasileira de futebol feminino.

Para o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), o programa social e esportivo acolhe princípios da cidadania. “Os participantes crescem como pessoas. As escolinhas são espaços de amizades e, eventualmente, alguém pode virar um atleta, como a Nicoly”, afirmou. Falando sobre a retomada das atividades das escolinhas, Boi lembrou que é preciso sensibilidade para esta retomada de atividades, que necessita ocorrer “com todo o cuidado”. Ele ainda comentou sobre o serviço de recuperação das áreas de lazer do município, onde ocorre a maior parte das aulas. “Com o serviço que está sendo feito nas áreas de lazer, em breve teremos todas elas recuperadas”, disse. Também estiveram no evento, os vereadores Thainara Faria e Paulo Landim (PT), e Emanoel Sponton (Progressista).

Com uma equipe de gestores todos ligados às práticas esportivas, a gestão das escolinhas dividiu a cidade em quatro regiões. Com as notícias recentes sobre o retorno das atividades, “os telefones da secretaria de esportes dispararam, com familiares pedindo para fazer a inscrição de seus jovens no programa, afirmou Júlio César Invenzione Alexandre, que falou em nome dos monitores das escolinhas.

O presidente da Unimed Araraquara, o médico José Paulo Luz Lima, a pandemia tem sido cruel com as crianças, que ficam em casa e sem a prática esportiva. “O esporte também é importante na formação dos jovens. Participamos de programas sociais por acreditar nos seus benefícios. A prática esportiva economiza recursos da saúde e ainda colabora na formação da cidadania dos jovens, como ocorre com este programa. Exemplo é a Nicoly, fruto deste programa, que se formou como pessoa e como atleta”, afirmou. A cooperativa fornece materiais esportivos, presta pronto-atendimento em caso de acidentes durante as práticas e ainda colabora com passes de ônibus para as crianças e adolescentes.

Em sua fala, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), afirmou que o custo do programa é muito baixo, perto do retorno social que representa; e fez um histórico, desde o surgimento da ideia. “As escolinhas foram idealizadas pelo Juquinha, o Gilberto Shighemoto (hoje professor e pesquisador na UFSCar), no Jardim Imperador, no ano de 1993. O primeiro contrato de parceria com a Unimed foi assinado em 2001. Antes da pandemia tínhamos 6.300 crianças participando das atividades. Aos poucos, voltaremos com as aulas, até alcançarmos novamente os 41 bairros da cidade e seus 54 pontos de atividades, nas 19 modalidades esportivas. Agradeço a Unimed, que é parceira por convicção nos resultados do programa”, afirmou o prefeito, assegurando que o programa ganhou a dimensão alcançada por ter um grande parceiro, como a cooperativa.

As 19 modalidades praticadas nas escolinhas são estas: futebol, futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, xadrez, damas, atletismo, karatê, judô, taekwondo, tênis de mesa, tênis, badminton, skate, rugby, capoeira e ginástica artística.

Publicado em: 12/08/2021 21:47:48