Proposta indica criação de cadastro sobre condições de árvores de Araraquara

Para vereador João Clemente (PSDB), medida poderia evitar transtornos causados por quedas de árvores e galhos

Em junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade divulgou que Araraquara dispõe de um inventário municipal de árvores, elaborado digitalmente, entre os anos de 2012 e 2019. A informação foi dada em resposta ao Requerimento nº 392/2021, do vereador João Clemente (PSDB). Em fevereiro, o parlamentar também havia protocolado a Indicação nº 782/2021, sugerindo a criação de um cadastro sobre a condição das árvores do município.

O motivo, segundo Clemente, é a incidência de quedas de galhos e árvores, noticiada inclusive pela mídia, que tem causado transtornos à população. Na opinião do vereador, o cadastro poderia conter informações relacionadas a espécie, idade, condições, planos de manejo e possibilidade de desmoronamento.

“Desse modo, um cadastro poderia reunir informações precisas sobre a condição das árvores, possibilitando a tomada de decisões acerca de implementações de políticas públicas dentro do tema meio ambiente, e até mesmo proporcionando meios de a Prefeitura, por meio de seus órgãos descentralizados, adiantar-se ao desmoronamento de árvores e galhos, priorizando o binômio natureza e segurança”, afirma.

Publicado em: 18/08/2021 17:20:22