Implantação de ‘Recenseamento Inclusivo’ é sugerida à Prefeitura

Para vereador João Clemente (PSDB), dados poderiam embasar políticas públicas de acessibilidade

Muitas vezes, a efetividade das políticas públicas depende dos dados disponíveis sobre a situação que se deseja transformar. Em busca, justamente, de informações para criação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão social para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou, no dia 6 de agosto, a Indicação nº 3.364/2021, em que propõe a criação do “Recenseamento Inclusivo”.

A proposta do parlamentar é que o município, por meio de acordos de vontades, parcerias ou convênios, implemente e sistematize, periodicamente, o “Recenseamento Inclusivo”, “objetivando o georreferenciamento de dados socioeconômicos, habitacionais e psicossociais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que vivem em Araraquara”.

Como justificativa, Clemente cita a descrição de acessibilidade feita pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência: “acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso coletivo público ou privado, tanto na zona urbana, como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Publicado em: 19/08/2021 18:50:28