Amadorzão pode retornar com torneio início

Vereador Aluisio Boi (MDB) representou a Câmara na reunião onde foram propostas regras para temporada do ano que vem
Visualize fotos

Operário, Olímpico, Engenharia, Santa Júlia, Real, Indaiá, São-Paulinho, Os Virgens, Portuguesinha, Vale Verde, Juventude, Grêmio Indaiá, Unidos do Vale, Juventude, Bueno de Andrada, Nacional de Bueno, De Santi, Treze, Racing, São Caetano, Roma, Fundão. Você até pode lembrar de grandes equipes do futebol mundial, porém estes nomes são de equipes do futebol amador de Araraquara, que não participam de uma competição desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Com a retomada de uma série de atividades, eles também querem voltar a disputar jogos, ainda este ano. E um torneio início pode ser esta atividade. Ao menos é o que propôs a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Araraquara, em reunião realizada no Centro de Convenções. O presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), que integrou uma destas equipes e disputou diversos torneios amadores na cidades, representou o Legislativo no encontro.

A proposta para a volta do amador, por meio de um torneio do tipo mata-mata, com 18 equipes, foi apresentada pelo ex-vereador Edio Lopes, coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento da Secretaria. E ela é mais ampla ainda, considerando que para o próximo ano devem ocorrer torneios de categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19, no masculino, e sub-15 e sub-17 no feminino, além dos torneios das séries A e B do Amador e mais um campeonato adulto feminino. E para incentivar a base de formação de novos atletas, para disputar a série A, as equipes precisariam ter ao menos duas equipes nas categorias menores.

Alguns dos torneios teriam seus jogos nas áreas de lazer que estão sendo recuperadas e estão ganhando iluminação LED, para jogos noturnos. Outros jogos seriam no estádio do Botânico, com as finais na Arena Fonte Luminosa. O campeão do amador da cidade disputa o torneio amador regional. A secretaria busca ainda uma parceira para a transmissão dos torneios principais pela internet, além de uma boa premiação aos campões.

Para Boi, a volta do amador representa um momento até festivo, mas há valores mais importantes. “Estou animado com a volta do futebol amador. Temos centenas de atletas amadores, que fazem do futebol aos finais de semana uma prática esportiva saudável. Além disso, esses torneios e campeonatos cumprem um importante papel social e de promoção do esporte e lazer”, defende o parlamentar.

“O amadorzão de Araraquara é muito forte”, disse o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), agradecendo ao presidente da Câmara, que ajuda a pensar leis que fortalecem o amador. “O vereador Boi sugeriu a lei que apresentamos na Câmara, autorizando a parceria com clubes, para que eles ajudem a cuidar do campo e das áreas de lazer dos bairros, para que os campos não sejam destruídos”, apontou, relacionando os espaços que estão recebendo reforma nos campos, nos vestiários e iluminação de LED em seus campos, para jogos noturnos, inclusive rodadas dos amadores no meio da semana. Nova Época, Victoria. Hortências, Florência, Silvestre, Jardim Tamoio, Selmi Dei, Martinez, Melhado, São-Paulinho, Parque São Paulo e Indaiá, estão entre os que receberam e os que receberão a iluminação. Além disso, nesses espaços também são ministradas aulas das escolinhas de esportes.

Também participaram da reunião a presidenta da Fundesport, Roseli Gustavo, o presidente da Liga Esportiva de Futebol e Eventos do Município de Araraquara (Lefemara), Ronaldo Soares, além de outros.




Publicado em: 23/08/2021 13:58:48