Mapeamento da população indígena deve ser construído com trabalho conjunto

Vereadora Fabi Virgílio (PT) esteve reunida com técnicas, gestora e coordenador da Assistência e Desenvolvimento Social, após protocolar requerimento pedindo informações sobre população indígena

Na tarde da quarta-feira (18), a vereadora Fabi Virgílio (PT) participou de reunião na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, junto com Grasiela Lima (coordenadora do Geereri - Grupo de Estudos “Educação e Relações Étnicorraciais na Temática Indígenas”/Fundação Araporã), Fernando Pachiega (Coordenador Executivo de Assistência Social), Helen Piza (representante do Centro de Referência e Assistência Social - Cras - do bairro Yolanda Ópice), Suellen Dakuzaku (psicóloga do CRAS do bairro Jardim São Rafael), Mônica Baliero(representante do Cras do Santana) e Giovana Arruda (gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

Durante o encontro, Grasiela informou sobre as frentes de atuação do Geereri destacando diversas atividades voltadas para questões indígenas nas áreas de educação, história local/regional, economia criativa e produção artesanal, além de pesquisa sobre indígenas em contextos urbanos. Nesse sentido, explicou que desde o ano passado o Grupo de Estudos integra a Rede Nacional de Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes (Reniu) desenvolvendo projetos voltados para a visibilidade dessa questão e também para a discussão e implementação de políticas públicas para esses sujeitos que vivem nas cidades.

A iniciativa da reunião com gestores e técnicas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social teve como objetivo dialogar com a pasta sobre os atendimentos da Secretaria às famílias indígenas em Araraquara, levando-se em consideração os dados oficiais fornecidos pelo órgão ao Requerimento nº 352/2021, protocolado pela vereadora Fabi no mês de abril próximo passado, que solicitou do Executivo dados de algumas secretarias municipais sobre os indígenas que vivem no nosso município.

De acordo com a parlamentar, o intuito desse mapeamento foi obter informações oficiais sobre a realidade indígena em Araraquara através dos dados constantes nos documentos das Secretarias Municipais, como fichas, matrículas, cadastros ou formulários de atendimento. Além disso, verificar se esses documentos trazem no critério cor/raça o campo da identificação étnica dos indígenas. O requerimento obteve respostas das Secretarias da Saúde, Cultura, Direitos Humanos, Educação e Assistência Social. A matéria completa você pode conferir aqui.

Para a vereadora, o trabalho é importantíssimo para resgatar a nossa história enquanto povo brasileiro, valorizar a riqueza da nossa diversidade cultural e dar visibilidade para os indígenas que vivem em nossa cidade, pois “Durante séculos, a população indígena foi dizimada e expropriada da sua terra, mas ainda assim, segue resistindo, mantendo parte de sua cultura viva. Recuperar e registrar essa história é o nosso intuito. O mapeamento deve ser construído a partir de trabalho conjunto entre secretarias, o Geereri e Legislativo”, explicou.

Publicado em: 23/08/2021 16:37:46