A histeroscopia é um exame ginecológico que permite identificar eventuais alterações existentes no útero. No entanto, o líder do Patriota na Câmara Municipal de Araraquara, vereador Marcos Garrido, foi informado que muitas mulheres não têm conseguido passar pelo procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS), pois o serviço, até então realizado pela Maternidade Gota de Leite, teria sido interrompido. Em busca de explicações, o parlamentar protocolou, no dia 20 de agosto, o Requerimento nº 781/2021, endereçado à Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Garrido, pacientes encaminhadas pelo Ambulatório de Saúde da Mulher, para realização do exame de Histeroscopia, não estavam conseguindo fazer o agendamento na Maternidade Gota de Leite. “Tivemos informações que, repentinamente, esses exames deixaram de ser realizados pela rede municipal de saúde. Trata-se de um exame ginecológico de baixo custo, mas de extrema importância para prevenção e tratamento de doenças. A retomada desse procedimento é vital para a saúde da população feminina em tratamento e acompanhamento clínico ou ambulatorial pela rede pública de saúde”, frisa o vereador.
No documento, o parlamentar pede esclarecimentos sobre o motivo da interrupção do exame pela rede municipal de saúde e pergunta quando o procedimento será retomado. A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias para responder aos questionamentos, prorrogável por até 55 dias.
Publicado em: 23/08/2021 16:44:27