Câmara e Ceproesc devem retomar parceria do 'Jovem Aprendiz'

Programa teve parceria da Câmara por 15 anos e só foi suspensa por conta da pandemia

Uma reunião nas dependências da Câmara Municipal de Araraquara, entre o presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB), Gisele Gomides e Maria Paulina, representando o Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc) de Araraquara, tratou da retomada da parceria entre as duas entidades, para voltar a proporcionar oportunidade de primeira experiência de trabalho a jovens. O Ceproesc é a empresa social que desenvolve o Programa Jovem Aprendiz. O vereador Paulo Landim (PT) participou da reunião, articulada por ele.
A parceria entre a Câmara Municipal de Araraquara e o Ceproesc durou mais de 15 anos e gerou a oportunidade da primeira experiência de trabalho para dezenas de jovens, sendo interrompido somente por conta da necessidade de reconfiguração do modelo de trabalho, em virtude da pandemia da Covid-19.
De acordo com Gisele, o Ceproesc promove oportunidade educacional, formação profissional e acesso ao mercado de trabalho, para jovens entre 14 e 24 anos, há mais de 20 anos, tendo atualmente, mais de 80 empresas parceiras e cerca de 230 jovens aprendizes em atuação, incluindo o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), que conta com 25 jovens. Maria afirmou na reunião que o trabalho do Ceproesc é de fundamental importância, pois além da inserção do jovem no mundo do trabalho e da formação continuada, a renda recebida no programa é essencial para muitas famílias nesse momento de dificuldade econômica.
Boi compreende que uma parceria tão longa não pode ser descartada. “A Câmara Municipal deve dar exemplo para a sociedade, permitindo a oportunidade para os nossos jovens”, afirmou.
Landim ressaltou a importância da reunião para a retomada do projeto. “Muitos dos aprendizes se tornam arrimo de família nesse difícil momento. A formação continuada e o incentivo para que os jovens assumam novos desafios é essencial para formação de cidadãos e cidadãs preparados para comandar o futuro de nossa cidade”, disse o vereador.
A situação foi encaminhada pelo presidente para os departamentos responsáveis, visando a retomada do programa.

Serviço
Jovens, entre 14 e 24 anos, podem se cadastrar no Ceproesc, com o objetivo de participar do Programa Jovem Aprendiz. A entidade está localizada na Rua Expedicionários do Brasil, nº 1630, Centro, em frente à Faculdade de Farmácia. O telefone é (16) 3322-5810.

Publicado em: 25/08/2021 09:45:39