Evento marca início das obras do CER do Jardim Paulistano

Câmara Municipal foi representada pelo presidente, Aluisio Boi (MDB)

Em evento realizado na manhã da sexta-feira (27), foi assinada a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação (CER) “José do Amaral Velosa”, no Jardim Paulistano, uma demanda da população eleita como prioridade no Orçamento Participativo de 2019. Na ocasião, a Câmara Municipal de Araraquara foi representada por seu presidente, o vereador Aluisio Boi (MDB).

Morador da região, Boi ressaltou a importância da unidade de recreação e ensino para a população local, uma referência, em sua opinião, quando se trata de acolhimento e bom tratamento das crianças, e destacou o caráter simbólico do evento: “Este momento é de um simbolismo muito grande, pois é um recomeço. Depois de uma pandemia tão difícil, a gente começa a ter um recomeço, uma esperança, oferecendo algo melhor para as nossas crianças”, afirmou o presidente, que concluiu: “Houve um momento em que precisamos nos dedicar a salvar vidas. Agora é o momento de fornecer estrutura para um recomeço”.

Com capacidade para 166 alunos, a expectativa da secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, é que, com os serviços, a unidade possa atender mais e melhor os atuais alunos e os que ainda vão chegar. “Foi uma vitória bonita no Orçamento Participativo e a minha sincera expectativa é que, daqui a alguns meses, a gente volte aqui, em uma bela manhã, e entregue uma escola novinha em folha a todos vocês”, desejou.

O prefeito Edinho Silva (PT) lembrou que as crianças em processo de alfabetização foram as mais prejudicadas pela pandemia e que é preciso investir na recuperação desse processo educacional, para evitar a evasão escolar e, consequentemente, o acirramento da desigualdade social: “Só tem uma forma de nós combatermos a desigualdade: é com educação. Só a educação gera oportunidade”.

Sobre a obra

Orçada em R$ 946.938,37, a obra de reforma e ampliação do CER do Jardim Paulistano é uma conquista da população no Orçamento Participativo de 2019. “Batemos na trave em 2018 e foi muito difícil voltar a reunir as famílias em 2019. Por isso é uma vitória muito importante. Este CER atende a comunidade há mais de 35 anos e eu, como mãe, digo que o trabalho que elas fazem aqui não é apenas pedagógico. Elas nos ajudam a formar cidadãos”, disse Juliana Delphino, representando a comunidade escolar.

A ampliação da unidade prevê a construção de biblioteca e salas de professores, de direção, de recreação, apoio ao banho e novos sanitários infantis e um solário. A obra inclui ainda a ampliação da classe intermediária e a substituição de esquadrias, revestimentos, bancadas, fiação elétrica e rede hidráulica, além de nova pintura. “Hoje é uma data de muitas emoções, expectativas, ansiedade e alegria. Que comecem as obras e o renascer de uma nova escola”, celebrou a diretora do CER, Edina Romão.

Publicado em: 27/08/2021 14:40:03