Centro de Referência do Autismo – transformação de aspiração em realidade

Vereador Aluisio Boi (MDB) reconheceu importância da instituição por meio de Requerimento

A visita que o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), fez ao Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, na tarde da segunda-feira (30), foi carregada de emoção, ao ver o que um embrião revolucionário se tornou.

O parlamentar entregou em mãos o Requerimento nº 775/2021, em homenagem à comemoração de um ano da inauguração do Centro. Em um prédio projetado especialmente para acolher os pacientes, a unidade atende atualmente 90 pessoas em acompanhamento semanal nas diversas terapias ofertadas, além do público que chega toda a semana e é habilitado pelo Ministério da Saúde, em uma região que engloba cerca de um milhão de pessoas.

Boi conheceu as dependências, muito bem distribuídas e equipadas, e ouviu da gestora, Karina Maia, que esse é o primeiro Centro de Referência do Autismo do estado de São Paulo, 100% SUS, e que Araraquara é um dos poucos municípios a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.

Para a gestora, a carteirinha foi uma vitória para as crianças e para as famílias, cujo objetivo é garantir atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial na saúde, na educação e na assistência social. “Estamos recebendo consultas de várias cidades sobre nosso serviço. Um exemplo é Praia Grande, no litoral de São Paulo, que quer implantar um centro de atendimento, tendo o nosso como parâmetro”, disse Karina.

Luiz Armado Garlippe, gerente de reabilitação, também recepcionou o vereador Boi em um local com estrutura completa e pensada para atender crianças, jovens e adultos e explicou em detalhes todo o trabalho que é executado por sua equipe. “Todos que aqui chegam são acolhidos e recebem acompanhamento especializado. Os funcionários são muito dedicados e, com isso, estamos conseguindo um ótimo resultado. Nosso próximo projeto é a Educação Familiar, que será iniciado em breve, para que as famílias sejam inseridas no contexto e ganhem conhecimentos sobre como devem proceder com suas crianças”, explicou.

Boi se mostrou tocado pelo empenho da equipe e pela condição de excelência que foi alcançada, no tratamento dos autistas. “O trabalho de acolhimento, orientação e atendimento que é feito aqui é especial. Eu vi todos os equipamentos, todas as salas preparadas para atender muito bem nossas crianças e me emocionei com as histórias de vida que ouvi aqui hoje e com uma frase que faz a gente refletir: quando são discriminadas ou maltratadas, por falta de conhecimento ou por maldade mesmo, as nossas crianças autistas não sabem o que está acontecendo. Elas não sofrem porque não entendem. Quem enfrenta tudo são os pais. Apesar de sentirem uma dor que rasga o peito, não desistem”, frisou Boi.

O parlamentar colocou a Câmara à disposição do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, que tem demanda crescente, mas que precisa ampliar a área física. “De momento, a alternativa que temos é conseguir verba de Emendas Parlamentares. Vamos encaminhar solicitação aos nossos deputados, para agilizar a construção de um espaço maior e bem estruturado, pois como fomos informados, a procura é grande e aumenta semanalmente”, reforçou Boi, que parabenizou àqueles que sonharam, lutaram e transformaram uma aspiração em algo concreto, que revolucionou o tratamento e acompanhamento dos autistas da região.

Publicado em: 31/08/2021 18:52:32