Programa SOS Escola deve ser retomado em 2022

Vereador João Clemente (PSDB) havia sugerido estudos acerca da possibilidade de implantação do programa

Destacando que o município de Araraquara já desenvolveu em outras épocas o Programa SOS Escola, no qual um zelador, devidamente treinado para as questões do meio ambiente e do cotidiano escolar, realizava os trabalhos relativos à preservação ambiental no ambiente escolar, o vereador João Clemente (PSDB) fez a Indicação nº 2.538/2021, no dia 7 de junho, sugerindo à Prefeitura, a realização de estudos sobre a possibilidade de implantação do referido programa.

“A preservação ambiental é um tema de extrema importância. É preciso haver tarefas que mantenham as escolas nessa rota de respeito ao meio ambiente e servindo de inspiração aos alunos, que formarão as gerações futuras, quanto à consciência ambiental e implementação de boas práticas na área é fundamental”, argumentou o parlamentar.

Em resposta, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que a Secretaria mantém na sua estrutura, o serviço SOS Escola, responsável pela manutenção dos próprios escolares, que realiza pequenas reformas e adequações nas escolas municipais, além de zelar pela manutenção dos prédios administrativos da Secretaria. “O SOS Escola é composto por uma equipe de pedreiros, encanador e eletricista, coordenada por um gerente, que garante o atendimento às demandas das unidades escolares. Atualmente, com equipe bastante reduzida, consta sua plena reativação na proposta do PPA [Plano PluriAnual] 2022/2025.”

Clélia lembra que na história da rede municipal de ensino havia no quadro de servidores das escolas, especificamente nos Centros de Educação e Recreação (CERs), um jardineiro responsável pela manutenção das áreas verdes das unidades. “Hoje, o cuidado com essas áreas é feito por empresa terceirizada, contratada para esse fim. Atualmente, a empresa responsável pela limpeza e manutenção das escolas municipais mantém, nessas unidades, um zelador responsável pela conservação da área externa, que poderia receber da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, orientações relativas às questões do meio ambiente, com vistas a sua qualificação para a melhor realização do seu trabalho”, finaliza.

Publicado em: 01/09/2021 16:39:31