Presença de intérprete de Libras para atendimento no Paço Municipal e atividades culturais é indicada à Prefeitura

Vereadora Fabi Virgílio (PT) visa acompanhamento completo e inclusivo nesses espaços

“A contratação de intérprete de Libras nos órgãos públicos e nas atividades culturais é uma forma de reduzir as barreiras na comunicação”. Pensando nisso, a vereadora Fabi Virgílio encaminhou, na quarta-feira (8), a Indicação nº 3.900/2021 ao Executivo, solicitando que seja realizada a contratação de intérprete de Libras para acompanhamento de atendimento completo e plenamente inclusivo no Paço Municipal, assim como nas atividades culturais do Município.

A parlamentar preside a Frente Parlamentar do Direito à Cidade e participou de uma reunião em agosto, junto com o Coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, a Assessora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Débora Felix, e a intérprete em Libras, Solange Silva, que ajudou na comunicação com o grupo de pessoas surdas, o qual busca maior acessibilidade.

“Durante a reunião, se falou sobre diversos assuntos, entres eles a falta de um intérprete de libras nos órgãos municipais, em especial no Paço Municipal, e a dificuldade em se comunicar, tendo muitas vezes que se recorrer a terceiros. O grupo demonstrou suas frustrações em não se sentirem incluídos no acesso às políticas públicas. O papel do município é fazer com que o surdo seja visto como um cidadão, como alguém que pode e deve exercer seus direitos e deveres”, destacou Fabi.

A vereadora frisou ainda que a contratação de intérprete de Libras nos órgãos públicos e nas atividades culturais “é uma forma de reduzir barreiras na comunicação. que dificultam as interações das pessoas surdas e as privam de exercer direitos perante órgãos públicos e outras instituições, assim com negam a elas o direito ao acesso à cultura. Sabemos que Araraquara é uma cidade diferenciada e, portanto, é de suma importância que ampliemos cada vez mais as políticas públicas de inclusão”, concluiu.

Publicado em: 09/09/2021 15:23:17