Proposta defende ampliação do programa Adote um Atleta para pessoas surdas

Para vereadora Fabi Virgílio (PT), participação do Brasil nas Paraolimpíadas reforça importância de incentivar atletas com deficiência

O Brasil encerrou, no domingo (5), sua participação na Paraolimpíada de Tóquio na sétima colocação do quadro geral de medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Araraquara já dispõe do programa “Adote um Atleta”, que inclui pessoas com deficiência, contudo, para a vereadora Fabi Virgílio (PT), é preciso ampliar o número de atletas surdos abarcados pela ação. A sugestão consta da Indicação nº 3.898/2021, enviada à Prefeitura no dia 08 de setembro.

“O programa ‘Adote um Atleta’ é um grande instrumento de democratização, fomento e permanência do atleta na modalidade de vocação. Cientes de que a secretaria já desempenha um excelente trabalho inclusivo, existindo dentro dos atletas apoiados pelo programa pessoas com deficiência, nossa indicação vem no sentido de buscar ampliar esse número, incluindo também pessoas surdas”, explica Fabi.

A parlamentar justifica a urgência de investimento em pessoas com deficiência como “ordem primária do nosso século”. Fabi salienta o compromisso do Executivo Municipal com a Agenda 2030 da ONU, que tem, entre seus objetivos, a inclusão das pessoas com deficiência e a redução das desigualdades. “Para tanto, é necessário empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”, reforça.

Por fim, Fabi menciona que o Brasil está entre as nações com maior destaque em jogos paraolímpicos, estando entre os 20 países com mais medalhas acumuladas na história. “É um orgulho para nós brasileiros este feito, mas não podemos nos furtar da ausência de investimentos em modalidades no esporte paraolímpico”, conclui.

Publicado em: 09/09/2021 15:36:48