Prefeitura responde sobre aglomerações na Avenida Bento de Abreu

Vereador Lucas Grecco (PSL) questionou medidas tomadas pelo Poder Público diante da multidão reunida no aniversário da cidade

Não é a primeira vez que a Avenida Bento de Abreu registra episódios de aglomeração. Só neste ano, em plena pandemia, foram duas ocasiões: uma após a final da Copa Libertadores da América, em janeiro, e outra, em 22 de agosto, no dia do aniversário da cidade. Logo no dia 23 de agosto, o segundo secretário da Câmara Municipal, vereador Lucas Grecco (PSL), pediu explicações da Prefeitura por meio do Requerimento nº 787/2021. Em setembro, a Prefeitura enviou resposta, manifestando-se sobre o caso.

No documento parlamentar, Grecco questionou as medidas adotadas pelo Poder Executivo para evitar esse tipo de aglomeração. O vereador também perguntou sobre quais ações foram tomadas nos dias de ocorrência, se não seria possível prevenir tais ações com o deslocamento de maior efetivo ao local em datas especiais e se não seria viável aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) na avenida, ao menos aos domingos.

A respeito da aglomeração ocorrida no dia 22 de agosto, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública alegou que, como não havia eventos programados em comemoração ao aniversário da cidade, não foi previsto deslocamento de efetivo ao local.

A pasta também informou que, após análise da situação pela Polícia Militar e do número de pessoas no local, foi decidido pela interdição do trânsito. “Nota-se que a instituição tomou tal iniciativa em razão de se evitar risco à segurança do trânsito e à integridade física das pessoas que circulavam pela via pública”, explicou o secretário, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

De acordo ainda com Nogueira, após o ocorrido, a Polícia Militar e o Município de Araraquara, por meio da Guarda Civil Municipal e da Fiscalização de Trânsito, desenvolveram ação preventiva nos dias 27, 28 e 29 de agosto. “À Guarda Civil Municipal e à Fiscalização de Trânsito coube o apoio na esfera administrativa relativamente à fiscalização do decreto municipal que impôs medidas restritivas, destinadas à contenção da disseminação do coronavírus e à fiscalização de trânsito, quanto à circulação, parada e estacionamento”.

Questionado pelo parlamentar, Nogueira respondeu não ser possível aumentar o efetivo da Guarda Municipal naquele local. “Considerando as demandas que a Guarda Civil Municipal tem que atender, citando algumas prioridades como a segurança das três UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e do Cemitério São Bento, dentre outras tantas, não é possível aumentar o efetivo da GCM naquele local”.

Publicado em: 14/09/2021 12:45:53