Indicação sugere criação de programa de promoção à saúde nas escolas

Para vereadora Filipa Brunelli (PT), orientações podem direcionar crianças e adolescentes para entendimento sobre o desenvolvimento humano

Buscando criar um programa de promoção à saúde nas escolas da rede pública do município, com ênfase em saúde bucal e oftalmológica, nutrição e alimentação, saúde mental, prevenção de ISTs, gravidez na adolescência e uso de substâncias químicas (álcool e drogas), a vereadora Filipa Brunelli (PT) fez a Indicação nº 4.125/2021 à Prefeitura no dia 20 de setembro.

“Tal pedido justifica-se pela necessidade de contribuir para a promoção da saúde e a importância do cuidado ao corpo, através de informações replicadas por profissionais das áreas da saúde que, de maneira integrada ao currículo, direcionem as crianças e os adolescentes para um entendimento abrangente sobre questões fundamentais para o desenvolvimento humano”, afirma a parlamentar.

Para Filipa, um trabalho integrado entre as secretarias de Educação e da Saúde pode, além de cumprir um papel muito importante de identificação de patologias entre os estudantes, ter a missão de prevenção. “É através dos cuidados diários e do entendimento da importância de pensar a longo prazo as questões que tangem a saúde, que promovemos entre os cidadãos uma qualidade de vida melhor. Com o auxílio de profissionais da área, sensíveis às questões de saúde, a escola poderá atuar no sentido de fornecer aos estudantes meios para identificar precocemente doenças, reforçar a necessidade de se ter uma alimentação balanceada associada ao exercício físico, informar sobre a importância das visitas periódicas ao médico, contribuindo assim para a formação de cidadãos que valorizem a saúde e a importância do autocuidado”, finaliza.

Publicado em: 22/09/2021 14:33:26